"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja das Domínicas

Distrito: Portalegre
Concelho: Elvas

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto de 16-6-1910; Decreto N.º 14985 de 3-2-1928
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Elvas
Descrição

A Igreja das Domínicas foi construída entre 1543 e 1557, no local onde existia a antiga Igreja de Santa Maria Madalena, da Ordem Templária. Talvez por esse motivo, ostente uma planta centralizada e octogonal.

A igreja fazia parte de um complexo conventual, extinto em 1870, após o falecimento da sua última freira e que foi demolido no início do séc. XX, por se encontrar em ruína.

Destacam-se, no exterior, o portal renascentista, e no interior o total revestimento a azulejos do séc. XVII, a capela-mor quinhentista e as capelas laterais em talha dourada do séc.XVII. A igreja possui ainda um miradouro do qual se observa uma excelente vista de parte do centro histórico de Elvas.

No local do Convento foram construídos um cine-teatro, casas particulares e uma escola primária que hoje presenciamos.

Morada
Largo de Santa Clara nº 3 C
7350 ELVAS
Telefone
+351 268 622 236
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.
Data de atualização
21/01/2019
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "ÉPOCA DE CAÇA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia da hilariante comédia francesa, "ÉPOCA DE CAÇA", sobre um casal que se muda para o campo e descobre que os vizinhos usam o jardim como campo de caça, desencadeando uma guerra entre vizinhos!

Visitas
93,133,703