"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

MEMEX, inclusão social através do património cultural

Projeto Europeu inovador junta tecnologia e património para apoiar pessoas em risco de exclusão socio-cultural: os primeiros passos da aplicação MEMEX.


Com o objetivo de promover a sua inclusão sócio-cultural de comunidades em risco de exclusão, o Projeto Europeu MEMEX, finalizou com sucesso a primeira versão da aplicação, disponível apenas aos parceiros do consórcio, para a realização de testes com comunidades em risco de exclusão em Lisboa, Paris e Barcelona.

O projeto MEMEX tem a parceria da Mapa das Ideias e da ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação num consórcio coordenado pelo Instituto Italiano de Tecnologia. Conta ainda com o apoio do Instituto Marquês de Valle Flôr, a Associação Lusofonia Cultura e Cidadania e a Academia de Produtores Culturais.

A aplicação dá aos seus utilizadores a opção de partilhar histórias cativantes e significativas, complementando as oficinas de storytelling com comunidades em Lisboa, Barcelona e Paris realizadas respetivamente pela Mapa das Ideias, Interarts e Associação Michael Culture. A aplicação permite escrever e partilhar interesses, memórias, pensamentos ou sentimentos de forma narrativa ou poética, enriquecida com conteúdos multimédia como fotografias, vozes gravadas ou mesmo vídeo. As histórias são geolocalizadas e associadas a um objeto ou sítio patrimonial.

O design e requisitos da aplicação foram identificadas por um estudo conduzido em Lisboa pelo Instituto de Tecnologias Interativas – LARSyS em parceria com a Mapa das Ideias e o Instituto Marquês de Valle Flôr, convidando a participação de jovens migrantes. Neste estudo foi recolhido um conjunto de histórias individuais e co-criadas, que conduziu a uma lista de requisitos e especificações que se traduziram na primeira versão da aplicação.

Esta versão foi testada nos 3 pilotos do projeto, após estes terem participado em atividades de storytelling digital entre outubro de 2020 e maio de 2021: migrantes da lusofonia em Lisboa; mulheres migrantes em Barcelona; e habitantes de um bairro prioritário de Paris. Até à data, 34 participantes com idades compreendidas entre os 30 e os 80 anos foram envolvidos no projeto, criando 31 histórias para esta primeira versão da aplicação.

Os participantes mostraram um empenho e interesse na exploração da aplicação, usando as ferramentas para criar e partilhar as histórias previamente criadas. Uma mulher espanhola de 40 anos elogiou a utilização da ferramenta: “Acho surpreendente poder escrever sobre o que sentimos: como viajante, achei muito importante ter esta aplicação para partilhar os nossos escritos, os nossos sentimentos”. Em Lisboa, os participantes valorizaram a importância de ligar as suas histórias a diferentes patrimónios culturais, salientando que “Uma estátua que transmite felicidade ou alegria pode transmitir o oposto a outra pessoa. É interessante saber o que outras pessoas veem no mesmo elemento patrimonial”.

O projeto MEMEX terá a duração de 3 anos (2019-2022) e é financiado pelo programa Horizonte 2020. Uma segunda versão da aplicação MEMEX – planeada em Julho de 2021 – irá incorporar melhorias sugeridas no processo de teste, e funcionalidades de visualização de histórias com Realidade Aumentada (Instituto Italiano de Tecnologia, EY) e integração de um Knowledge Graph (Universidade de Veneza Ca´Foscari) que irá interagir com os utilizadores na criação de histórias mais apelativas e vívidas.

O Projeto MEMEX é coordenado pelo Instituto Italiano de Tecnologia (Itália).

O consórcio é composto por: Universidade de Veneza Ca´Foscari (Itália), EY (Itália), ECCOM (Itália), CNRS – Centro Nacional de Investigação Científica (França), Instituto das Tecnologias Interativas – LARSyS (Portugal), Associação Michael Culture (Bélgica), Dédale (França), Interarts (Espanha), Noho (Irlanda) e Mapa das Ideias (Portugal).

Ligações úteis:
Playlist YouTube sobre os pilotos MEMEX
Website

Este projeto recebeu financiamento do programa H2020 de investigação e inovação da União Europeia, com o Acordo de Subvenção No 870743. As ideias e opiniões expressas neste documento são da responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente as visões da Comissão Europeia.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,311,539