"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Lançamento do livro "Tundavala", de Paula Lobato de Faria

Elogiado pela crítica e pelos leitores, Imaculada revelou uma nova voz na literatura portuguesa. O romance de estreia de Paula Lobato de Faria, autora de várias publicações internacionais nas áreas do direito da saúde, bioética e direitos humanos, é uma obra na linha dos nossos melhores romances de época e um retrato crítico da condição humana.

16 Dez 2019  |  18h30

El Corte Inglés de Lisboa
Av. António Augusto de Aguiar, 31 - Piso 6 . 1069-413
Preço
Entrada livre

A Imaculada, que retrata uma família no Portugal dos anos 50, segue-se agora Tundavala.

Tundavala, a partir de hoje nas livrarias, entrelaça personagens reais e ficcionadas, mistura-as com a própria História e apoiada nela dá ao leitor um retrato fiel dos últimos anos do Estado Novo. Com elas viajamos até ao exílio, percorremos as ruas da capital do império e aterramos em Angola, acompanhando as vidas de Cristiana, Lourença, Nils e João, todos eles carregando um passado de equívocos, desencanto e desilusão.

O destino separa as duas primas, Cristiana e Lourença, próximas desde crianças. Estamos em 1966, e a primeira é dona de casa e mãe de três filhos em Lisboa, enquanto a segunda segue a carreira de enfermeira-paraquedista na guerra em Angola. O quotidiano das suas vidas desenrola-se em cenários opostos, tal como acontecia entre a Metrópole e as Colónias durante a guerra do Ultramar.

Portugal encontra-se na agonia do salazarismo; o país vive a censura e a repressão da PIDE, abafando escândalos sexuais, massacres e atentados aos direitos humanos nos territórios em guerra. As únicas notícias credíveis chegam através da imprensa estrangeira.

Enquanto os acontecimentos políticos fervilham no final do regime, as vidas de Cristiana e de Lourença sofrem o embate de encontros e reencontros inesperados que as podem transformar para sempre.

Miguel, o marido de Cristiana, não é quem ela pensava e a descoberta de uma carta antiga fá-la perceber como ele manipulou o seu futuro com Nils, o seu grande amor. Por seu turno, Lourença, refugiada em África há anos, teme não conseguir libertar-se da paixão pelo primo João, casado e a viver em Lisboa.

Seguindo a linha do primeiro romance, Imaculada, ambientado no Portugal profundo dos anos 50, Paula Lobato de Faria volta assim a dar vida a uma história complexa, cativante, com um ritmo a imitar o da própria vida.

Autora
Paula Lobato de Faria é mãe de dois filhos e vive em Lisboa. É licenciada e doutorada em Direito, exercendo a profissão de professora universitária na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. Tem várias publicações internacionais nas áreas do direito da saúde, bioética e direitos humanos. Estudou e viveu em França, Itália e nos Estados Unidos, mas é Portugal o país que mais a apaixona.

Estreou-se na ficção com o romance Imaculada, que retrata uma família no Portugal dos anos 50. Tundavala é a sua nova obra, acompanhando as personagens no final do Estado Novo, na metrópole, no exílio e em Angola.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
109,427,279