"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

Circuito panorâmico na região de Alfândega da Fé

Todo o circuito possui, para além do património natural, outros motivos de interesse, designadamente, o solar setecentista dos Morgados de Vilarelhos, a igreja barroca de Nossa Senhora da Assunção, matriz de Sambade e a vila de Alfândega da Fé alcandorada próximo do sopé da serra de Bornes.


Alfândega da Fé > Eucísia > Santa Justa > Vilarelhos > Pombal > Vilares de Vilariça > Colmeais > Covelas > Sambade > Alfândega da Fé

Parte-se de Alfândega da Fé para Sudoeste, pela E.N. 215, em direção a Torre de Moncorvo.

Decorridos cerca de 5 km, toma-se a E.M. 587 que passa por Eucísia e Santa Justa, com destino a Santa Comba de Vilariça. Esta parte do trajeto é particularmente interessante pois que daí se avista uma bela paisagem sobre a barragem do Salgueiro.

Logo a seguir à barragem, vira-se em direção a Vilarelhos pela E.M. 588-1.

Chegando a Pombal retoma-se o trajeto panorâmico que liga a Vilares de Vilariça através do C.M. 1151. Daí avista-se a barragem de Burga que recebe as águas da Ribeira de Vilariça (linha subsidiária do Rio Sabor).

A partir daqui prossegue-se por um caminho não pavimentado que faz a ligação com a povoação de Colmeais. Percorre-se um troço de ligação à E.N. 315 (em plena Serra de Bornes). O percurso continua com excelentes panorâmicas, passando por Covelas, Sambade e outra barragem (Estevaínha), no retorno a Alfândega da Fé.

Todo o circuito possui, para além do património natural, (onde se destacam as amendoeiras em flor e cerejeiras, misturadas com olivais), outros motivos de interesse, designadamente, o solar setecentista dos Morgados de Vilarelhos, a igreja barroca de Nossa Senhora da Assunção, matriz de Sambade (classificada como I.I.P.) e a vila de Alfândega da Fé alcandorada próximo do sopé da serra de Bornes.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,917,811