"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Lê lá, Lara! Destrava-línguas com a Natureza"

Maria Teresa Maia Gonzalez na Porto Editora. É uma das mais conceituadas autoras de literatura infantojuvenil, com dezenas de títulos nas recomendações do Plano Nacional de Leitura, e escreveu livros icónicos para várias gerações de leitores, como A lua de Joana ou ainda a série O Clube das Chaves, criada em coautoria com Maria do Rosário Pedreira.

 

Neste livro recomendado para os leitores mais jovens, Maria Teresa Maia Gonzalez constrói brincadeiras com a sonoridade e o sentido das palavras, incentivando um desafiante treino de leitura. Uma divertida abordagem à linguagem poética, com muitas curiosidades sobre o mundo natural para descobrir.

SINOPSE
Neste livro, brincando com a sonoridade das palavras e com o seu sentido, Lara e as crianças são convidadas à leitura e a deixar-se encantar pela Natureza. A linguagem poética e o sentido de humor são as marcas destes textos, que constituem um desafio para os que ainda têm pouco treino de leitura e visam, também, proporcionar um exercício divertido, em casa e na escola. 

A AUTORA

Maria Teresa Maia Gonzalez nasceu em Coimbra, em 1958. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Franceses e Ingleses – pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. 

Da sua obra constam sobretudo romances juvenis, sendo também da sua autoria histórias infantis, fábulas, poesia, contos, crónicas, ficção para adultos e uma coleção juvenil de peças de teatro. São temáticas recorrentes nos seus livros os direitos das crianças e dos adolescentes, a espiritualidade e os problemas da adolescência, nomeadamente, a solidão, as perdas, a depressão, os conflitos familiares, as dependências químicas, a violência em meio escolar, a violência doméstica, a sexualidade e a afetividade. 

Foi a autora portuguesa nomeada para o Prémio ALMA 2016, 2017, 2018 e 2019 (estas duas últimas nomeações foram feitas pelo próprio Júri Internacional do Prémio Alma). Foi a autora portuguesa nomeada para o Prémio Ibero-Americano de Literatura Infantojuvenil, em 2017. 

Várias dezenas de títulos desta autora constam do Plano Nacional de Leitura.

Título: Lê lá, Lara! Destrava-línguas com a Natureza
Autor: Maria Teresa Maia Gonzalez
Ilustrações: Rita Duque
Págs.: 48
Capa: dura
PVP: 10,90 €

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
51,037,938
>