"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Kaputt": um relato impiedoso e lírico da Europa na II Guerra Mundial

Iniciado em plena frente russa, durante o Verão de 1941, e terminado em Itália, em 1943, já após a queda de Mussolini, Kaputt tornou-se aquando da sua publicação um bestseller internacional, consagrando Curzio Malaparte como um dos maiores escritores do século XX. 

 

Livro «cruel e alegre» no dizer do próprio autor, mas acima de tudo surpreendente e fascinante, capaz de dividir o leitor perante a beleza da sua escrita — hiper-realista e fantástica, excessiva e barroca — e o espetáculo hílare e grotesco das cenas terríveis que descreve, Kaputt é um relato impiedoso e lírico da Europa em pleno teatro bélico da II  Guerra Mundial, a descrição de um inteiro continente em chamas e arremessado para o abismo da desintegração política e moral, vivenciado diretamente por Curzio Malaparte, escritor, intelectual, diplomata e herói de guerra, capitão das tropas alpinas e correspondente do jornal Corriere della Sera, com a missão de reportar os cenários que encontra nas várias frentes de guerra, da Polónia à Finlândia.

É desta tentativa impossível de simplesmente relatar o que vê e o que ouve, da convivência íntima com o lado inimigo, da desenvoltura e à-vontade com que se relaciona com altas patentes alemãs, priva com príncipes, ministros do III Reich e embaixadores, frequenta os salões nobres e experiência o sofrimento de soldados e mujiques, que nasce Kaputt e a sua suite picaresca de histórias que se vão desfiando, uma a uma, para deleite e horror das elites europeias e gerações de leitores.

«Um retrato fiel sobre os horrores absurdos da guerra.»  — The Times

«Uma obra literária dotada de uma intenção estética tão forte, tão visível, que o leitor imediatamente a exclui do universo dos relatos feitos por historiadores, jornalistas, analistas políticos, memorialistas.» - Milan Kundera

Curzio Malaparte (pseudónimo de Kurt Erich Suckert) nasce em 1898, em Prato, perto de Florença. Aos dezasseis anos, em 1914, ainda a Itália não entrara na guerra, alista-se como voluntário no exército francês, recebendo a Cruz de Guerra com palma. Apoiante, numa fase inicial, do movimento fascista italiano e jornalista prolífico, Malaparte publica, em 1931, Técnica do Golpe de Estado, que lhe vale uma pena de prisão de cinco anos na ilha de Lipari. Durante a II Guerra Mundial, ruma à Frente Leste como correspondente de guerra do Corriere della Sera, experiência essa que serve de mote para os seus livros mais célebres, Kaputt e A Pele. Depois da guerra, Malaparte, cujas afinidades políticas entretanto resvalam para a esquerda e cujo ateísmo se converte em catolicismo, continua a escrever, dedicando-se também ao teatro e ao cinema. Morre em 1957, em Roma.
 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,921,312