Conferências
How to Think About Aesthetic Value in the 21st Century
O filósofo Dominic McIver Lopes propõe-nos com este título uma reflexão provocadora e atual sobre o valor estético e os desafios da sua compreensão no presente.
12 Jan 2026 | 18h00
A Bienal Anozero promove, no próximo dia 12 de janeiro (segunda-feira), às 18h, uma conferência-debate com o filósofo Dominic McIver Lopes, intitulada How to Think About Aesthetic Value in the 21st Century. A iniciativa terá lugar na Capela do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra, com entrada livre.
Após a conferência inicial de Dominic McIver Lopes, realizar-se-á um debate com a moderação de Luís António Umbelino e José Maçãs de Carvalho, aberto ao público interessado.
Dominic McIver Lopes é Professor na University of British Columbia e, atualmente, Professor Visitante no CECH - Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com o apoio de uma Bolsa Gulbenkian para Professores Visitantes nas Humanidades. Trata-se de um especialista internacionalmente reconhecido na área da Estética, distinguindo-se por uma abordagem que aproxima a estética filosófica dos estudos artísticos e das práticas culturais contemporâneas.
Autor de uma obra vasta e amplamente citada, o seu trabalho recente incide sobre temas como a teoria do valor estético, o pluralismo estético, a injustiça estética e os desafios colocados pela arte gerada por inteligência artificial.
Organizada em formato de workshop, esta conferência-debate propõe uma reflexão crítica sobre o valor estético e sobre as formas de o pensar no século XXI, destacando-se por:
uma atualização teórica sobre debates centrais da estética contemporânea;
um espaço de diálogo crítico, aberto e participativo;
uma abordagem acessível a investigadores, estudantes, artistas e público em geral;
um contributo relevante para a reflexão atual sobre o valor estético.
A conferência dirige-se a um público amplo e interdisciplinar, com interesse nas artes, na filosofia e no pensamento contemporâneo, nomeadamente: estudantes, investigadores e docentes das áreas de Filosofia, Estudos Artísticos, História da Arte, Arquitetura, Estudos Culturais e Humanidades; artistas, arquitetos, curadores e profissionais da cultura interessados em práticas artísticas contemporâneas e novas tecnologias; investigadores e estudantes interessados em estética contemporânea, pluralismo cultural, injustiça estética, arte digital e inteligência artificial; público não especializado com interesse em debates atuais sobre cultura, arte e sociedade.
A conferência é uma iniciativa conjunta do Anozero — organizado desde 2015 pelo Círculo de Artes Plásticas, pela Câmara Municipal de Coimbra e pela Universidade de Coimbra — e do CECH – Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, contando com o apoio do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra.

