"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Franco Maria Ricci (1937-2020)

Se Alberto Vaz da Silva estivesse connosco elaboraria com todo o gosto esta nota, perante a notícia da morte de Franco Maria Ricci, o grande desenhador gráfico, editor e colecionista. Alberto era uma admirador confesso da obra de FMR.


Na sua biblioteca estavam muitos exemplares das extraordinárias obras de quem deu à sua revista o significado das suas iniciais “Ephemère”. Franco morreu há dias, com 83 anos, em “La Magione” a sua casa arquivo de Parma, descendente de uma grande família aristocrática. Não era um homem do passado, mas um amante do património vivo e intemporal. Para si a beleza era de sempre. Era um amante dos objetos, como tesouros e símbolos do homem civilizado. Cada elemento do património cultural era uma amostra poética, cada livro era uma parcela da antiga “humanitas” de Cícero, a que hoje chamamos cultura. Em 1972, iniciou a publicação contemporânea da “Encyclopedie de Diderot et d’Alembert”, monumento do Século das Luzes. Iniciou ainda as coleções “Quadreria” e “Segni dell’Uomo”. E em 1977, Jorge Luis Borges cria para Ricci a célebre “Biblioteca de Babel”. Se eram amigos, Borges e Ricci aproximaram-se definitivamente. Em 1982, Ricci lança com sua mulher Laura Casalis, com Giulio Confalonieri, Massimo Listri, Vittorio Sgarbi e Giovanni Mariotti a revista de arte com fundo negro que se tornou um fenómeno internacional, com edições em francês, espanhol, alemão, e repercussões em Portugal. A coleção da revista é uma preciosidade – os seus temas são fantásticos clássicos, maneiristas, barrocos… Em “La Magione”, um casarão dos séculos XVIII e XIX, propriedade familiar, que FMR tornou um monumento, FMR instalou o arquivo editorial nos baixos, decorados como um teatro clássico, com colunatas e bustos neoclássicos, entre a selvagem vegetação exterior que lhe dá uma beleza a um tempo civilizada e silvestre. Ali está o melhor da sua coleção, que vimos há anos em pequena mostra no Museu de Arte Antiga, o inventário das edições pinceps e uma coleção única em torno do genial tipógrafo Gianbattista Bodoni (1740-1813). Jorge Luís Borges era o guia moral do editor – partilhando influências com Italo Calvino, Georg Steiner, Carlo Emilio Gadda, Umberto Eco, além de William Saroyan, Roland Barthes e Patrick Mauriès. Franco Maria Ricci tinha a paixão do rigor gráfico e da originalidade das ideias. Como diria Leopardi a sua aventura editorial durou o que duram as mais belas flores cortadas do jardim para decorarem belos salões. Mas não se esqueça que a sua vida esteve cheia de altruísmo e filantropia. Não esquecemos a iniciativa tomada com Jacqueline Kennedy de editar o discurso de Paulo VI na ONU sobre a cultura da paz, para reunir fundos para restaurar a Biblioteca de Florença atingida pelas terríveis inundações de 1966. Em 2004 mostrou numa soberba exposição em Reggia di Colorno as suas joias, cerca de 1000 peças de primeiríssima qualidade e valor. Tudo pode ver-se na galeria de “La Magione” ao lado do mítico labirinto de bambú da casa de Fontenellato… Ricci é alguém que continua bem presente na nossa memória. A estas horas, FMR já encontrou Alberto e entabularam por certo a mais fantástica das conversas…

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,811,244