"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

7 Festivais nos Açores que você devia adicionar à sua Bucket List

O arquipélago Açoriano é uma joia do território Português. Sendo um sinónimo de férias para muitos habitantes de Portugal continental e o segredo mais bem guardado do mundo, para muitos ilhéus, estas ilhas guardam presentes insubstituíveis.


Vamos descobrir alguns dos festivais que tornam estas 9 ilhas, alguns dos melhores lugares do mundo para estar, viver e divertir-se.

Caso você nunca tenha estado nos Açores, conhecendo o nome apenas pelas reportagens meteorológicas, saiba que este arquipélago guarda muito mais do que temperaturas mais amenas, um pouco de chuva e menos uma hora nos relógios.
Os Açores são um tesouro que foi guardado no meio do Atlântico, para habitantes de todo o mundo descobrirem.
A sua fauna e flora têm ainda mistérios por revelar para muitos turistas do meio da biologia, têm lagoas de origem vulcânica que irão deixá-lo boquiaberto e, finalmente, uma cozinha que, igualmente, o deixará de boca aberta, por outros motivos.
Caso esteja preocupado com utilizar redes de internet públicas, quando nos recintos destes festivais, não se preocupe. Simplesmente equipe-se com uma VPN online, por exemplo e estará pronto a seguir a sua viagem.
Mas não leve demasiadas coisas, deixe espaço para o que quiser trazer de volta. Temos a certeza que não será pouca coisa. Pense bem: são tantos os mimos que estas 9 ilhas têm para dar, que dificilmente os listaríamos sem falhar alguma coisa.
O mesmo, provavelmente, acontecerá com este pequeno guia sobre festivais. Mas não se coíba de fazer a sua própria pesquisa, caso sinta que não encontrou algo certo para si. Os Açores são um território extremamente fértil de oportunidades, oferta e possibilidades.

Sendo assim, vamos mergulhar em algumas delas, deixando-lhe o convite para vir espreitar por si próprio.

O Festival Tremor – São Miguel
Este Festival, realizado pela promotora barcelense Lovers & Lollypops, tem-se afirmado como ponto aglutinador do continente e das ilhas, nos últimos anos.
Realizado na maior ilha de todo o arquipélago, encontra o seu coração em Ponta Delgada.
Este festival, composto por concertos de música independente, conferências, itinerários de exploração e visitas guiadas a locais mais remotos das ilhas, onde poderá encontrar uma banda a tocar, toma partido de todos os pontos fortes desta ilha.
Descrito como uma ideia de génio entre muitos promotores de música em Portugal, o Festival Tremor quer aproximar o país, juntando-o em torno de uma banda.
O Tremor é conhecido por albergar não apenas iniciativas para reconhecimento geográfico de alguns dos segredos mais guardados de São Miguel e arredores, mas também como um local invejável onde tocar.
São imensos os nomes da música Portuguesa que já tiveram o prazer de estarem incluídos no seu cartaz.
No entanto, o Festival Tremor tem, todos os anos, nomes internacionais da cena musical independente mundial, tendo-se tornado um ponto incontornável para muitas tours europeias.

Festas da Madalena – Ilha do Pico
Esta festa tradicional já há muito transbordou o seu título de festa regional.
Tornaram-se um dos maiores festivais de Verão no arquipélago dos Açores, sendo reconhecidos pela sua sustentabilidade e consciência ambiental.
Se você se dirigir à Ilha do Pico, em idos de Julho, todos os anos, encontrará no Município da Madalena, um festival onde apenas se vendem bilhetes eletrónicos, copos de papel e que se distingue pela sua atenção ao lixo invisível, e responsabilidade familiar e ambiental.

Cais das Poças – Ilha das Flores
O Cais das Poças é já um nome incontornável dos festivais de Verão, nos Açores.
Realizado no primeiro fim de semana do mês de Agosto, este festival conta com vários grupos musicais, raves e festividades em torno de desportos e atividades náuticas.
Destaca-se, por exemplo, a competição de Pesca Desportiva, realizada todos os anos.
Para os que não sabem, há também Caldo de Peixe a ser distribuído gratuitamente, dentro do recinto da Festa.
Encontrará também as tascas e restaurantes que são a marca desta Ilha, por todo o mundo.

Sanjoaninas – Ilha Terceira
As Sanjoaninas são as festas concelhias de Angra do Heroismo, Ilha Terceira. Ligadas à devoção de São João, tornaram-se numa das manifestações mais significativas da cultura popular dos Açores. Na sua edição de 2021, as festividades inspiram-se no desafio das alterações climáticas, levando os participantes a voar para um futuro de sonho, onde o planeta terá uma harmonia perfeita entre a vida no ar, na terra e no mar. As Sanjoaninas decorrerão de 18 a 27 de junho e trarão, para o centro da cidade Património Mundial, desfiles temáticos, exposições, marchas populares, concertos, desporto, gastronomia, tauromaquia e muito mais. Venha daí e junte-se a Angra nas Asas de um Sonho.

Festa do Chicharro – São Miguel
O Festival do Chicharro é um dos mais antigos e afamados festivais de verão do arquipélago dos Açores. Em julho, todos os anos este festival atrai até à freguesia piscatória milhares de pessoas que procuram um um ótimo ambiente com muita música e diversão. 

Semana do Mar – Ilha do Faial
A Semana do Mar 2021, na ilha do Faial, será 30 de julho a 8 de agosto.
Uma produção para todas as gerações e para vários públicos, com animação que se prolonga aos concertos fora de horas, no Parque da Alagoa, e que integra momentos importantes de aproximação à diáspora, com a realização do Dia do Emigrante, e de promoção do Triângulo, com dia próprio no calendário de eventos.

Festival das Marés  São Miguel
O Festival das Marés decorre anualmente nos Mosteiros, um dos pontos turísticos da ilha de São Miguel, com o propósito de dinamizar a freguesia e o concelho de Ponta Delgada, divulgar o nome dos Açores e dar a conhecer o trabalho desenvolvido pela Banda Filarmónica Fundação Brasileira, que organiza o certame.

"Público e artistas dão, anualmente, nota positiva à organização e salientam o potencial do festival que tem colocado os Açores nas tours de grandes artistas nacionais e vindo a afirmar-se como um excelente cartaz turístico para a região", destaca a Filarmónica presidida por Lázaro Matos.

 

Os festivais e a conclusão

É fácil encontrar festivais espalhados por todo o mundo. Mas os Açores não são todo o mundo.
Só quem já viu é que perceberá o que esteve a perder até chegar o dia de visitar o arquipélago.
Longe de preocupações com internet ou horários do fuso Europeu, os Açores estão prontos a receber turistas, portugueses e visitantes de todas as estirpes.
Estes festivais foram feitos para eles e para quem quiser vir visitá-los. A diversão é garantida e o palato satisfeito é o seu forte.
 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,171,653