"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Destaques

GEFAC entre os vencedores dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2021

Está aberta até 5 de setembro a votação para o Prémio “Escolha do Público”. Já votou no seu preferido?


A Comissão Europeia e a Europa Nostra, representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura, acabam de anunciar os vencedores da edição de 2021 dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra, o prémio da União Europeia para o Património Cultural financiado pelo programa Europa Criativa.

ste ano, a maior distinção no domínio do património vai para 24 realizações exemplares de 18 países europeus (ver abaixo a lista de laureados). Entre os vencedores está o Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC), na categoria Serviço Dedicado ao Património. O Júri nesta categoria atribuiu também uma Menção Especial a António Lamas, ex-Presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra - Monte da Lua (ver abaixo informação relacionada).

O anúncio dos vencedores dos Prémios 2021 acaba de ser feito num evento online ao vivo com a participação de Mariya Gabriel, Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, e Hermann Parzinger,Presidente Executivo da Europa Nostra.

Os vencedores dos Prémios foram selecionados por Júris independentes, compostos por peritos em património de toda a Europa, após uma avaliação minuciosa das candidaturas submetidas tanto por organizações como por pessoas a título individual de 30 países europeus.



Desde a sua fundação em 1966, o Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC) tem recolhido e documentado as múltiplas manifestações da cultura popular portuguesa. Com base na música tradicional, danças, teatro, costumes e hábitos das comunidades rurais portuguesas, o Grupo leva à cena expressões culturais contemporâneas na forma de espetáculos de teatro e espetáculos musicais ou de dança, com o objetivo de tornar este valioso património verdadeiramente acessível a todos.

O Júri ficou impressionado com “a dedicação de décadas do Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra à recolha deste património português que é valioso no contexto europeu”, principalmente porque “este tipo de identidade rural se encontra em risco de desaparecer em toda a Europa”.

Foi fundado durante a ditadura, e durante a primeira década de existência do GEFAC, o interesse do Grupo focou as expressões culturais populares e a exploração de temas sociais. Apesar de o GEFAC ter sido oficialmente aceite e apreciado apenas desde os anos 70, desenvolveu ao longo de mais de meio século um extenso arquivo de investigação etnográfica, conservação, adaptação contemporânea e divulgação do património cultural português. As performances originais baseadas na investigação do GEFAC sobre as expressões e costumes tradicionais de todas as regiões de Portugal, juntamente com a vertente de formação do Grupo, merecem um elogio especial.

Uma das mais importantes iniciativas do GEFAC é a realização do seu evento bienal “Jornadas de Cultura Popular”, organizado desde 1979. Os intercâmbios culturais, possibilitados por este e outros eventos em que o GEFAC participa, contribuem largamente para a qualidade das produções e coesão dos seus membros, assim como a integração anual no Grupo de vários estudantes internacionais (de Itália, Eslovénia, Alemanha e Grécia, entre outros).

O Júri raramente se depara com iniciativas tão versáteis e produtivas quando se trata de património cultural: “A combinação de investigação, performances, seminários, formações e parcerias torna o Grupo impressionantemente animado e produtivo. As ligações e colaborações interdisciplinares e internacionais permitem a salvaguarda dos resultados de qualidade destes muitos anos de preservação sobre o património. O trabalho do GEFAC não recupera apenas memórias perdidas, dá também corpo às expressões da cultura popular, criando momentos de reflexão sobre o nosso próprio tempo e espaço.  O GEFAC foi capaz de encontrar formas de se manter no tempo – o que muitos grupos procuram –, o que resulta numa constante renovação das pessoas”.

A investigação levada a cabo pelo GEFAC ofereceu também um espaço para que algumas comunidades pudessem ver reconhecido o seu património material e imaterial. Exemplo disso são os trajes dos Caretos, característicos da celebração do Entrudo em Podence, Trás-os-Montes e Alto Douro. Com o incentivo do GEFAC, a confeção destes trajes tradicionais e celebração do Entrudo, com menos notoriedade à época, foi recordada localmente. Os Caretos tornaram-se, entretanto, internacionalmente reconhecidos através da sua inserção, em 2019, na Lista Representativa da UNESCO do Património Cultural Imaterial da Humanidade.



Durante o evento online, a comissária europeia Mariya Gabriel afirmou: “Os vencedores dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2021 são embaixadores da beleza do património na Europa, quer se trate de tradições e know-how, arquitetura de tirar o fôlego ou a forma como o património pode unir comunidades e gerações. Acredito verdadeiramente que a preservação bem sucedida do nosso património tangível e imaterial depende do empenho das pessoas por trás dela. Com estes Prémios, homenageamos todos aqueles homens e mulheres excecionais, profissionais e voluntários do património, arquitetos e cientistas que aproximam o património comum dos nossos corações. A sua visão deve ser aplaudida.”

O presidente executivo da Europa Nostra, Hermann  Parzinger,  afirmou:  “Todos os anos, os vencedores destes Prémios são exemplo da incomparável criatividade e empenho de quem trabalha para proteger, valorizar e transmitir o precioso património da Europa às próximas gerações. Os laureados deste ano demonstram inequivocamente como o património oferece soluções e caminhos para ultrapassar desafios aparentemente intransponíveis, à medida que agimos em prol do clima, nos mobilizamos para um desenvolvimento urbano e rural sustentável, e enfrentamos as muitas ameaças aos nossos valores europeus fundamentais. Aplaudimos as suas notáveis conquistas: para que sirvam de inspiração e incentivo para a ação futura de tantos profissionais e entusiastas do património em toda a Europa e mais além”.

Graça Fonseca, Ministra da Cultura de Portugal e presidente em exercício do Conselho de Ministros da União Europeia nessa área partilhou também uma mensagem vídeo de felicitações: "O Património Cultural não conhece fronteiras. Línguas, ciência e arte navegam para além dos limites que a geografia e a história estabelecem. (...) Os meus parabéns a todos os que participaram e aos vencedores porque é o seu trabalho, dedicação e talento que melhor representam estes ideais. Agradeço à Comissão Europeia e à Europa Nostra por esta iniciativa anual tão importante para o nosso projeto Europeu comum.

Os apoiantes e entusiastas do património de todo o mundo são encorajados a descobrir os vencedores e a votar online para decidir quem vai ganhar o Prémio “Escolha do Público” deste ano.  O Prémio “Escolha do Público” será anunciado no Outono. Os vencedores do “Grande Prémio”, a quem será atribuído um prémio pecuniário de 10.000 euros, serão também tornados públicos nesta ocasião.

VENCEDORES DOS PRÉMIOS 2021 

Categoria Conservação
Gare Marítima, Bruxelas, BÉLGICA
Jardim do Palácio de Fredensborg, DINAMARCA     
Complexo rupestre de Vardzia, GEORGIA
Haus Am Horn, Weimar, ALEMANHA
Ponte Plaka, Epirus, GRÉCIA    
18 Ormond Quay Upper, Dublin, IRLANDA    
Igreja de madeira de Ursi, Vâlcea, ROMÉNIA
Torre das Águas de Besòs, Barcelona, ESPANHA
Mas de Burot, Parque Natural de Els Ports, ESPANHA

Categoria Investigação
FIBRANET - FIBRes in ANcient European Textiles (Fibras em têxteis europeus antigos), DINAMARCA/GRÉCIA
Control Shift - European Industrial Heritage Reuse in Review, GRÉCIA/HOLANDA   
ART-RISK - Inteligência Artificial aplicada à Conservação Preventiva, ESPANHA

Categoria Serviço Dedicado ao Património
Fundação Gjirokastra, ALBÂNIA
Comité Técnico sobre Património Cultural, CHIPRE
Rita Bargna, ITÁLIA
GEFAC - Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra, PORTUGAL

Categoria Educação, Formação e Sensibilização
Seguindo os passos do Folclore Búlgaro, BULGÁRIA    
Centros do Património, FINLÂNDIA/ITÁLIA/SÉRVIA/ESPANHA
A invenção dos culpados, Trento, ITÁLIA
Férias! A Este e Oeste - A Igreja Escola, Groningen, HOLANDA
Centro Europeu de Solidariedade - Exposição Permanente, Gdansk, POLÓNIA   
Cal artesanal de Morón, Morón de la Frontera, ESPANHA
Arqueologia em casa, REINO UNIDO
Morus Londinium: Património de Londres através das Árvores, REINO UNIDO

Menção Especial do Júri para António Lamas
Categoria Serviço Dedicado ao Património



António Ressano Garcia Lamas tem uma longa história de serviço dedicado ao património. Os resultados positivos da extensa carreira de António Lamas são evidentes nas suas nomeações para dirigir algumas das mais importantes instituições públicas responsáveis pelo património em Portugal: como Diretor-Geral do Instituto Português do Património Cultural e como Presidente do Conselho de Administração da empresa pública Parques de Sintra - Monte da Lua, responsável pela gestão da paisagem cultural de Sintra, Património Mundial da UNESCO.

O Júri dos Prémios na categoria Serviço Dedicado ao Património apreciou especialmente o contributo de António Lamas para a inovação e pesquisa no domínio do património. O Júri reconheceu que António Lamas tem inspirado políticas e estratégias de conservação que conciliam o antigo e o novo, e a adoção de medidas de proteção para prevenir a deterioração causada por um grande número de visitantes. O Júri enfatizou também o seu êxito no que diz respeito a estimular a atenção e o interesse do público pela história, pelas questões que envolvem a sustentabilidade ambiental e pelas melhores práticas para a proteção e valorização de jardins e parques históricos.

As Menções Especiais são atribuídas a iniciativas, organizações e indivíduos que têm contribuído para a valorização do património cultural europeu e que foram particularmente apreciadas pelos Júris mas não foram incluídas na seleção final para receber um Prémio.

Sobre os Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra Os Prémios  Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra foram lançados pela Comissão Europeia em 2002 e têm sido organizados pela Europa Nostra desde então. São apoiados pelo programa Europa Criativa da União Europeia. Os Prémios destacam e divulgam a excelência do património e as melhores práticas, incentivam o intercâmbio transfronteiriço de conhecimentos e ligam as partes interessadas no património através de redes mais amplas. Os Prémios trazem grandes benefícios aos vencedores, tais como uma maior exposição (internacional), financiamento subsequente e um maior número de visitantes. Além disso, os Prémios promovem um maior cuidado com o património entre os cidadãos europeus. Os Prémios são, portanto, uma ferramenta fundamental para promover os múltiplos valores do património cultural e natural para a sociedade, a economia e o ambiente da Europa. Para mais factos e números sobre os Prémios, visite www.europeanheritageawards.eu/facts-figures
Em 2021, serão também atribuídos dois Prémios Especiais ILUCIDARE de entre as candidaturas apresentadas aos Prémios Europeus do Património / Prémios Europa Nostra. Os projetos selecionados serão anunciados no dia 10 de junho e os vencedores serão revelados no outono. O projeto ILUCIDARE é financiado pelo programa Horizonte 2020 com o objetivo de criar uma rede internacional de promoção do património como recurso para a inovação e as relações internacionais.

Sobre a Europa Nostra
Europa Nostra é a federação pan-europeia de organizações não-governamentais do património, sendo apoiada por uma ampla rede de entidades públicas, empresas privadas e indivíduos. É representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura. Abrangendo 40 países na Europa, é a voz da sociedade civil empenhada na salvaguarda e promoção do património cultural e natural da Europa.
Fundada em 1963, a Europa Nostra é hoje reconhecida como a mais representativa organização do património na Europa. A Europa Nostra atua para salvar os monumentos, sítios e paisagens mais ameaçados da Europa, em particular através do programa ‘Os 7 mais ameaçados’; celebra a excelência através dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra; e contribui para a formulação e implementação de estratégias e políticas europeias relacionadas com o património, através do diálogo estruturado com as instituições da EU e a coordenação da Aliança do Património Europeu. Foi um dos importantes parceiros do Ano Europeu do Património Cultural 2018. Figura também entre os primeiros parceiros oficiais da iniciativa Nova Bauhaus europeia recentemente lançada pela Comissão Europeia.

Sobre a Europa Criativa
Europa Criativa é o programa da União Europeia de apoio aos sectores cultural e criativo capacitando-os de forma a aumentar a sua contribuição para o emprego e o crescimento. Com um orçamento de 2,4 mil milhões de euros para o período 2021-2027, o programa apoia organizações que atuam nos domínios do património, das artes cénicas, do cinema, da música e da televisão, entre outros, bem como dezenas de milhares de artistas e profissionais da cultura e do audiovisual.


 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Estilhaços de Escuridão"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo de Estilhaços & Ensemble Vocal EPME, que terá lugar no próximo dia 23 de março (sábado) às 21h30, no Auditório de Espinho. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
89,546,339