"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Segurança Humana: garantir a Paz e proteger os Direitos Humanos

Dia 9 de dezembro (quinta-feira) pelas 18h30 no CNC, terá lugar o terceiro debate do ciclo subordinado ao tema Conceito Estratégico da Defesa Nacional – “Que Estratégia para Portugal?” -, coorganizado pelo Centro Nacional de Cultura e Universidade Lusófona do Porto, com o apoio do Ministério da Defesa.
 


A paz internacional é a razão primeira que levou, no pós II Guerra Mundial, à fundação das Nações Unidas. As Nações Unidas têm como objetivo garantir que não voltaremos aos tempos das guerras interestatais, mas também proteger os cidadãos de graves violações dos direitos humanos, incluindo de genocídios como os do Ruanda, de Timor ou da Bósnia. Portugal tem contribuído para as missões de paz das Nações Unidas, longe das suas fronteiras, e esta deverá continuar a ser uma das suas prioridades estratégicas no futuro. O conceito de segurança humana, definido como a proteção dos indivíduos, dos seus direitos e das suas comunidades aparece como a orientação para a resolução dos conflitos.

Que lições tirar dos fracassos na Síria, no Afeganistão e da situação no Norte de Moçambique? Que cenários são os mais prováveis para o envolvimento de Portugal na resolução de conflitos? Como deve a estratégia portuguesa integrar o conceito de segurança humana e a norma da responsabilidade de proteger?

 

ORADORES CONVIDADOS

Ana Santos Pinto [Professora Universitária; Secretária de Estado da Defesa Nacional (2018-2019); Antiga Investigadora do IEEI]

Bruno Cardoso Reis [Professor Universitário; Subdiretor do Centro de Estudos Internacionais (ISCTE-IUL); Antigo Investigador do IEEI]

Fernando Jorge Cardoso [Professor Universitário; Coordenador de Estudos do IMVF; Antigo Investigador do IEEI]

 

MODERAÇÃO
Ana Gomes [Jurista e Política, Embaixadora de Portugal em Jacarta de 1999 a 2003]

 

Entrada livre, condicionada à lotação da sala.

CENTRO NACIONAL DE CULTURA | GALERIA FERNANDO PESSOA
Largo do Picadeiro, n.º 10, 1º . 1200-445 Lisboa
(porta do lado esquerdo da esplanada do Café No Chiado)
Mapa de localização | GPS: 38.709292,-9.14199

 

 

Ciclo de Debates sobre o Conceito Estratégico da Defesa Nacional (CEDN), nascido do projeto de recuperação do acervo documental do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (IEEI), tem como objetivo recuperar os debates em torno dos diferentes CEDN e do papel do IEEI nestes debates como contributo para a revisão do Conceito anunciada pelo governo, que deverá orientar a política de segurança e defesa nacional, com o intuito de atualizar e trazer para a contemporaneidade o debate sobre o CEDN, bem como os artigos do Centro de Documentação do IEEI disponibilizados no portal e-Cultura do Centro Nacional de Cultura e no Portal das Instituições de Memória da Defesa Nacional.

É coorganizado pelo Centro Nacional de Cultura e Universidade Lusófona do Porto, e conta com o apoio do Ministério da Defesa Nacional.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,931,819