"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Xiko Rodrigues antecipa álbum de estreia Bode Expiatório com single "Chicxulub Impactor"

Bode Expiatório é um álbum eclético, maioritariamente instrumental, que reflete a atualidade da perspetiva do músico compositor, apontando a divisão criada entre as pessoas através da desinformação e propaganda, levada a cabo por meios de comunicação, entidades políticas e outras, denunciando a velha frase "dividir para conquistar".


Apela à dança e à união
 através de uma viagem musical com bastante intensidade, fruto da "grande pica e vontade de tocar para as pessoas", já que "dançar e saltar liberta a tensão acumulada", refere Xiko Rodrigues.

Este disco conta com a participação de Andrés Fuzeiro na bateria, José Almeida no baixo, Bruno Vieira na guitarra, André Marques no saxofone tenor e nas turntables, e com os com convidados especiais Mateja Dolsak (saxofone alto), Gabriela Figueiredo (saxofone barítono), Kalonga (voz), Luís Barrocas (voz), Tiago Albuquerque (teclas e samplers), Nuno Salvado (acordeão) e Paul Robert (trompete). Foi gravado e misturado por Francisco Dias Pereira, no Black Sheep Studios, e masterizado por Bruno Lobato, AKA Beat Laden.

O primeiro single é o tema “Chicxulub Impactor” - cometa que provocou a extinção dos dinossauros - e reflete sobre a suposta iminência de uma catástrofe
, uma vez que "somos várias gerações sempre à espera do Apocalipse", contextualiza o músico.

vídeo foi filmado numa fábrica abandonada que foi ocupada como skate park pelos jovens da região, mais tarde proibidos de ali praticarem os seus desportos, e apela à necessidade de mais iniciativa jovem, de viver mais a comunidade, de mais espaços de convívio, mais criatividade e mais vida ao ar livre, "mesmo em espaços urbanos, como muitos de nós nos lembramos na nossa infância. Vivência e interação essa que, infelizmente, se está a perder", salienta. O videoclipe do single foi filmado por Sam Gillen, António Neto, Lilo Fettweis e realizado por Mateja Dolsak.

Xiko Rodrigues é o novo "projeto" do músico multi-instrumentista e compositor AKA Francisco Amorim
 e surge de uma necessidade de transmutar as suas composições e as suas relações/ vivências com músicos de excelência, super criativos e multifacetados das mais variadas áreas.

Tendo atualmente o trombone como seu instrumento principal, o músico iniciou-se no conservatório com guitarra dedilhada, e tem tido um variadíssimo percurso, desde o movimento Punk/Hardcore, Ska/Reggae, passando pelas bandas filarmónicas, pelo Hot Clube de Portugal, assim como por diversos professores particulares. É atualmente dirigente associativo e membro de bandas como Kumpania Algazarra, Farra Fanfarra, Trio Alcatifa, entre outras.

Este disco tem o apoio de Black Sheep Studios, Farra Fanfarra - Associação Cultural, Sounds Brigade, Garantir Cultura, Ministério da Cultura e Sociedade Portuguesa de Autores. 

Facebook 
Insagram
YouTube



Agenda
Ver mais eventos
Visitas
67,692,030