"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Cinema Paraíso" regressa a Évora com filmes ao ar livre

O cinema mudo dos anos 20 dá mote a esta iniciativa da Fundação Eugénio de Almeida, sempre com acompanhamento musical ao vivo. Começa a 9 de julho e termina a 6 de agosto, com entrada livre.

“O Homem Mosca”, um dos mais emblemáticos filmes da comédia do período mudo norte-americano, chega a 23 de julho a Évora. Foto: FEA


O Jardim Tardoz do Centro de Arte e Cultura (CAC) da Fundação Eugénio de Almeida (FEA), em Évora, volta a transformar-se numa verdadeira sala de cinema ao ar livre.

A terceira edição do ciclo de cinema ao ar livre “Cinema Paraíso” arranca a 9 de julho, para se prolongar até agosto, sempre às 21h30, com entrada gratuita.

“Este ano com uma programação centrada no cinema mudo dos anos 20, os filmes serão apresentados em regime de cine-concerto: músicos interpretam ao vivo a banda sonora musical criada, ou improvisada, para cada filme, dando à exibição cinematográfica um certo tom de arqueologia”, refere uma nota da FEA, enviada à Renascença.

Os promotores recordam que “nos anos 20, o cinema não era de facto mudo”, já que “as projeções eram acompanhadas por música executada ao vivo”.

Um cenário transposto para o presente, dando lugar à “fruição e aos afetos da cidade”, neste caso “potenciados pelo serviço de esplanada à disposição dos espetadores”, pode ler-se.


A 16 de julho é exibido o ensaio documental “A Dança dos Paroxismos”, de Jorge Brum do Canto. Foto: FEA

Com curadoria de José Alberto Ferreira, diretor do CAC, este novo ciclo abre em julho, no dia 9, com a sessão Buster Keaton, três curtas cómicas, musicada por Gonçalo Parreirão e Ricardo Brito.

As três curtas-metragens escolhidas - Cops (1922), Playhouse (1921), One Week (1920), “representam um dos períodos mais profícuos da carreira de Buster Keaton”.

Uma semana depois, a 16 de julho, é exibido “A Dança dos Paroxismos” (1929), de Jorge Brum do Canto, “um ensaio visual inspirado numa lenda nórdica sobre o sortilégio de um cavaleiro que se apaixona”, que vai ser acompanhado pelos sons do projeto RAIA, com TóZé Bexiga e Xinês.

A programação prossegue com o também cine-concerto, no dia 23, com Charlie Mancini a fazer música para “O Homem Mosca” (1923), um dos mais emblemáticos filmes da comédia do período mudo norte-americano.

“SAFETY LAST!”, o título original, é também uma das mais conhecidas “aventuras” de Harold Lloyd, “mítico ator cómico lembrado pelos seus óculos de aros redondos e pelas proezas físicas que, no pico da sua popularidade, o equipararam a Buster Keaton e Charlie Chaplin”.


Foto: FEA

O cine-concerto do último sábado de julho, dia 30, apresenta “As Aventuras do Príncipe Achmed”, (1926), de Lotte Reiniger.

“Considerada a primeira longa-metragem de animação, esta espantosa adaptação de contos de “As Mil e Uma Noites”, realizada em sombras chinesas, usa recortes de silhuetas e matizes de cores deslumbrantes para trazer à vida a história de um príncipe árabe”, relata a apresentação do evento. A banda sonora está confiada a Arsénio Martins / Aroma Jazz Trio.

No dia 6 de agosto, “O Último dos Homens” (1924), de F. W. Murnau, “a história aparentemente banal de um porteiro do Grande Hotel Atlantic”, e a música de Bruno Monteiro, Kevin Pires e Ricardo Soares completam a programação deste ciclo.

Todas as sessões do “Cinema Paraíso” decorrem aos sábados, às 21h30, no Jardim Tardoz do Centro de Arte e Cultura. O portão, em frente ao quiosque do Templo Romano, no coração da cidade, abre às 21h00 e os 60 lugares da plateia serão ocupados por ordem de chegada, até ao limite de lugares disponíveis.


Três curtas cómicas de Buster Keaton, na abertura do Cinema Paraíso. Foto: FEA


por Rosário Silva in Renascença, 30 de junho de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,896,119