"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Romaria de Nossa Senhora dos Remédios do Arco de Baúlhe em vias de classificação

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) pretende inscrever a Romaria de Nossa Senhora dos Remédios do Arco de Baúlhe, em Cabeceiras de Basto, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, dando hoje início ao processo de consulta pública.

Foto © Arquidiocese de Braga

Segundo um anúncio publicado em Diário da República, a DGPC abriu hoje a consulta pública, por 30 dias, “para efeitos de inscrição” da festa em honra da Nossa Senhora dos Remédios daquela vila do concelho de Cabeceiras de Basto, no distrito de Braga, como património imaterial.

“A Direção-Geral do Património Cultural decide sobre o pedido de inventariação da Romaria de Nossa Senhora dos Remédios do Arco de Baúlhe no prazo de 120 dias após a conclusão do período da presente consulta pública” como património imaterial, refere o anúncio, datado de 20 de janeiro.

De acordo com informação disponibilizada no sítio da Internet da Câmara de Cabeceiras de Basto, esta festa decorre no primeiro fim de semana de setembro, de sexta-feira a domingo, tendo como pontos altos a procissão de velas (sexta-feira), o arraial (sábado à noite) e a procissão da Nossa Senhora dos Remédios (domingo à tarde), que conta com andores e figurantes.

“Esta romaria é anunciada, sensivelmente, um mês antes, com a Erguida do Pau da Bandeira. Ultimamente foi afixada a sua data no primeiro domingo de agosto. Todos são convidados a vestir os trajes tradicionais (trajes domingueiros), num cortejo que percorre as ruas do Arco de Baúlhe e onde se levam oferendas para leiloar acompanhadas de concertinas e carros dos bois, levando a haste de madeira (pau) de vários metros com a bandeira bicolor (amarelo e azul) no seu topo”, descreve a autarquia.

No fim do trajeto, acrescenta, “o pau é erguido por vários homens no lugar da serra, com o auxílio das cordas, e é oficialmente proclamada a Festa em Honra da Nossa Senhora dos Remédios”, seguindo-se o leilão das ofertas.

A festa conta com “milhares de pessoas, entre munícipes, emigrantes e turistas”.


Fonte: Lusa | 13 de fevereiro de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para o espetáculo "City of Glass"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare que terá lugar no próximo dia 2 de março (sábado), às 21h30. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
88,919,143