"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Romaria de Nossa Senhora dos Remédios do Arco de Baúlhe em vias de classificação

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) pretende inscrever a Romaria de Nossa Senhora dos Remédios do Arco de Baúlhe, em Cabeceiras de Basto, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, dando hoje início ao processo de consulta pública.

Foto © Arquidiocese de Braga

Segundo um anúncio publicado em Diário da República, a DGPC abriu hoje a consulta pública, por 30 dias, “para efeitos de inscrição” da festa em honra da Nossa Senhora dos Remédios daquela vila do concelho de Cabeceiras de Basto, no distrito de Braga, como património imaterial.

“A Direção-Geral do Património Cultural decide sobre o pedido de inventariação da Romaria de Nossa Senhora dos Remédios do Arco de Baúlhe no prazo de 120 dias após a conclusão do período da presente consulta pública” como património imaterial, refere o anúncio, datado de 20 de janeiro.

De acordo com informação disponibilizada no sítio da Internet da Câmara de Cabeceiras de Basto, esta festa decorre no primeiro fim de semana de setembro, de sexta-feira a domingo, tendo como pontos altos a procissão de velas (sexta-feira), o arraial (sábado à noite) e a procissão da Nossa Senhora dos Remédios (domingo à tarde), que conta com andores e figurantes.

“Esta romaria é anunciada, sensivelmente, um mês antes, com a Erguida do Pau da Bandeira. Ultimamente foi afixada a sua data no primeiro domingo de agosto. Todos são convidados a vestir os trajes tradicionais (trajes domingueiros), num cortejo que percorre as ruas do Arco de Baúlhe e onde se levam oferendas para leiloar acompanhadas de concertinas e carros dos bois, levando a haste de madeira (pau) de vários metros com a bandeira bicolor (amarelo e azul) no seu topo”, descreve a autarquia.

No fim do trajeto, acrescenta, “o pau é erguido por vários homens no lugar da serra, com o auxílio das cordas, e é oficialmente proclamada a Festa em Honra da Nossa Senhora dos Remédios”, seguindo-se o leilão das ofertas.

A festa conta com “milhares de pessoas, entre munícipes, emigrantes e turistas”.


Fonte: Lusa | 13 de fevereiro de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,882,625