"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Primeiro livro ilustrado de Tom Gauld é editado em Portugal

O cartoonista e ilustrador escocês Tom Gauld começa a ser publicado este mês em Portugal, com um conto de fadas moderno, "O pequeno robot de madeira e a princesa de lenha", pela chancela Fábula.

"O pequeno robot de madeira e a princesa de lenha" é a estreia de Tom Gauld na literatura para os mais novos, num registo visual entre o livro ilustrado e a banda desenhada, e é descrito como "um conto de fadas moderno" sobre dois irmãos.

Na história, há um rei e uma rainha que desejavam muito ter filhos, tendo pedido ajuda a uma inventora do reino e a uma bruxa que vivia na floresta. A inventora criou "um maravilhoso robot de madeira, pequeno e intrincado" e a bruxa transformou um pequeno trono de madeira numa "princesinha de lenha perfeita".

Apresentados os protagonistas, nas páginas seguintes Tom Gauld acrescenta à narrativa outras personagens e peripécias, numa aventura que põe à prova os laços familiares entre os dois irmãos, longe de casa, por causa de um detalhe da vida da princesa.

Quando foi anunciada a publicação de "O pequeno robot de madeira e a princesa de lenha", em 2020, Tom Gauld explicou que neste livro ecoam várias histórias e contos tradicionais, como "Hansel & Gretel" ou "A bela adormecida", e que, no processo criativo, a narrativa foi sendo aprimorada com a ajuda das filhas.

O livro inspira-se em "três tipos de livros: Aqueles de que eu gostava em criança, aqueles de que as minhas filhas gostam e aqueles que me agradam agora em adulto. Eu queria que o livro tivesse uma sensação de originalidade, mas ao mesmo tempo que funcionasse como uma história clássica para adormecer", afirmou, citado pela publicação The Bookseller.

"O pequeno robot de madeira e a princesa de lenha", que chega agora a Portugal, está já publicado em várias línguas, nomeadamente francês, italiano, espanhol, checo, alemão, coreano e japonês.

Tom Gauld, 46 anos, é autor de banda desenhada e cartoonista, cujo trabalho pode ser lido no The Guardian, The New Yorker e New Scientist, e soma mais de duas dezenas de livros publicados desde 2001, os primeiros dos quais com a autora Simone Lia.

 Entre novelas gráficas e coletâneas de tiras de banda desenhada, destacam-se as BD "Goliath" (2012) e "Mooncop" (2016), e os álbuns "Baking with Kafka" (2016) e "Revenge of the librarians" (2022), ambos com tiras sobre arte e literatura publicadas no jornal britânico The Guardian.

 


Fonte: Lusa | 28 de fevereiro de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,772,398