"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

TikTok é o parceiro oficial da 76.ª edição do Festival de Cannes

O TikTok, parceiro oficial do Festival de Cannes, celebra mais uma vez o amor da plataforma e da sua comunidade pelo cinema e pela cultura, e lança a segunda edição do #TikTokShortFilm, uma competição de curtas metragens em formato vertical.

De 6 a 29 de março, artistas emergentes e entusiastas são convidados a participar na competição global que irá acontecer no TikTok, através da criação de um vídeo original de mais de um minuto.

No final da competição #TikTokShortFilm, um júri de profissionais ficará responsável por escolher três vencedores nas categorias de "Gran Gagnant", "Best Script" e "Best Editing" que serão convidados pelo TikTok a receber o seu prémio na 76ª edição do Festival de Cannes.

#TikTokShortFilm impulsiona novas vocações para o cinema 

O TikTok, uma plataforma que se destaca pelo formato de vídeos curtos, conta com uma comunidade com mais de mil milhões de utilizadores em todo o mundo - incluindo mais de 150 milhões na Europa – que partilham as suas criações todos os dias. Os maiores nomes do cinema, como Anthony Hopkins, Jessica Chastain, Pierre Niney, Jane Fonda ou Baz Luhrmann, cruzam-se agora com criadores anónimos com um grande potencial criativo.

Os criadores de conteúdos utilizam o TikTok para partilhar o seu desejopor contar históriase momentos únicos ou até mesmo para sensibilizar a sociedade para determinadas causasde uma forma autêntica.

Para apoiar a criatividade da comunidade, o TikTok lança agora a segunda edição do concurso #TikTokShortFilm e convida toda a comunidade a criar um vídeo vertical, de 6 a 29 de março. Após o registo da candidatura, através do formulário disponível, e da partilha do vídeo com a hashtag #TikTokShortFilm na conta pessoal do TikTok, os filmes são submetidos ao voto dos utilizadores.

Os 40 vídeos mais populares junto do público (número de visualizações e taxa de engagement) serão avaliados por um júri profissional que irá selecionar três vencedores nas categorias de “Gran Gagnant”, “Best Script” e “Best Editing”.

Os criadores dos conteúdos selecionados serão convidados pelo TikTok a estar presentes no Festival de Cannes no dia 23 de maio de 2023 para apresentação dos vídeos e para receber o prémio. O vencedor da categoria “Gran Gagnant” irá receber um prémio de 10 mil euros, e os vencedores de “Best Script” e “Best Editing” de cinco mil euros, destinados a apoiar um novo projeto na área. 

TikTok apoia a indústria cinematográfica e incentiva a geração mais jovem a desenvolver a criatividade

Lançado pela primeira vez em 2022, o concurso #TikTokShortFilm deu aos criadores e cineastas experientes e aspirantes uma oportunidade única de partilhar a sua criatividade num novo formato. O hashtag #TikTokShortFilm conta com mais de 9,5 mil milhões de visualizações na plataforma.

A primeira edição destacou quatro criadores, com estilos muito diferentes, que espelham a riqueza da comunidade TikTok. Entre elas, a criadora francesa Claudia Cochet que venceu o prémio de "Best Script" com o filme ativista "Princesse Moderne", denunciando a violência contra as mulheres.

"Ganhar o prémio "Best Script" deu-me não só confiança como escritora-diretora, mas também credibilidade na indústria cinematográfica. Pude dirigir e escrever para grandes grupos no TikTok, e recentemente co-escrevi duas longas-metragens graças à visibilidade que o prémio me deu, uma das quais deverá começar a ser filmada em abril. Desde então, dirigi também o episódio-piloto de uma série multiplataforma que pretendo agora produzir e fui convidada para diversos festivais de curtas-metragens para falar da minha experiência como realizadora em plataformas como o TikTok" explica Claudia Cochet, vencedora do "Best Script" #TikTokShortFilm 2022.

O TikTok está também envolvido com instituições culturais, escolas e associações para ajudar os jovens na sua orientação e encorajá-los a acreditar no seu potencial criativo.

A plataforma convida todos a juntarem-se para celebrar e experimentar a criatividade e a magia do cinema no Festival de Cannes 2023, com a segunda edição do concurso #TikTokShortFilm, e está ansiosa para conhecer as obras criativas da comunidade.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,172,622