"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Conto de fadas maravilhoso celebra 125 anos

Nos 125 anos da sua primeira publicação, O Feiticeiro de Oz chega aos Tesouros da Literatura, uma coleção da Fábula que reúne os melhores clássicos juvenis de sempre.

Uma edição cuidada da versão integral, com nova tradução e prefácio da escritora Carla Maia de Almeida que apela aos jovens leitores de hoje.

Escrito em 1900, este conto de fadas cheio de maravilhas foi adaptado ao cinema em 1939, atingindo o estatuto de clássico nas duas formas de arte. Conheceu, além disso, inúmeras adaptações a teatro, televisão e outros meios, e a magia do enredo e da icónica galeria de personagens estende a sua influência até aos nossos dias.

«Outra regra fundamental é a de que o herói tem de sair do espaço que lhe é familiar (a «zona de conforto», como se diz agora), se quiser melhorar a sua vida, pois nada do que é essencial costuma ser-nos dado de bandeja.

É isso que, no livro, representa a estrada de tijolos amarelos: um caminho a percorrer, cheio de perigos e armadilhas (e também de coisas boas), no fim do qual se encontram a Cidade Esmeralda e o Feiticeiro de Oz.»
in Prefácio de Carla Maia de Almeida

O Feiticeiro de Oz (ed. Fábula), de L. Frank Baum. Tradução e prefácio de Carla Maia de Almeida.
Excerto para leitura.
Nas livrarias a 26 de maio de 2025.

SINOPSE
Uma história maravilhosa que há mais de um século inspira leitores e criadores de várias formas de arte.

Quando um ciclone atinge o Kansas, uma região rural dos Estados Unidos, Dorothy e o seu cãozinho Toto são transportados até à mágica Terra de Oz, onde os animais selvagens falam, os sapatos e os chapéus têm poderes mágicos, e as bruxas, bondosas e maldosas, coexistem.

Com novos amigos que vai conquistando pelo caminho — o Espantalho, o Lenhador de Lata e o Leão Cobarde —, Dorothy depara-se com muitas maravilhas e inúmeros desafios até chegar à Cidade Esmeralda, onde vive o misterioso Feiticeiro de Oz. Será ele quem lhes vai indicar como poderão conseguir aquilo que mais desejam. Nessa jornada, Dorothy e os seus novos amigos irão descobrir mais sobre si próprios e desenvolver importantes virtudes: bondade, inteligência e coragem.

O AUTOR

L. Frank Baum (1856–1919) nasceu em Chittenango, Nova Iorque. Foi numa esplêndida propriedade de campo de família que passou a infância, e começou a escrever desde muito jovem. Aos 15 anos, o pai ofereceu-lhe uma prensa. Pouco tempo depois, com um dos seis irmãos, começou a publicar um pequeno jornal. Ao longo da sua vida, usando vários pseudónimos, Baum publicou centenas de obras, entre romances, contos, poemas, artigos de imprensa e guiões (além da escrita, o teatro foi outra das suas paixões). Mas foi como escritor de livros para o público infantojuvenil que se distinguiu. Os seus primeiros textos são baseados em contos tradicionais e é precisamente num deles que aparece pela primeira vez a personagem chamada Dorothy. Porém, a terra maravilhosa de Oz surgirá apenas em 1900, no livro O Feiticeiro de Oz. Este será o primeiro de uma série de livros sobre este universo encantado que cativou de imediato a atenção de crianças e adultos, e que tem inspirado criadores de todos os géneros artísticos.

Agenda
Música

Bailados Russos

Reitoria da Universidade Nova de Lisboa 23 Mai 2025  |  21h00

Música

As Amelinas

Museu Nacional dos Coches (novo edifício) 23 Mai 2025  |  21h00

Ver mais eventos
Visitas
107,550,381