Publicações
Quando o amor é o pior que pode acontecer
A ilusão que amei, de Inês Teixeira Pinheiro, é um grito de alerta para todos aqueles que vivem relações tóxicas.
A narrativa acompanha a jornada de Leonor através de uma relação abusiva, desde a paixão inicial até uma verdadeira prisão emocional, plena de momentos de dor e desespero. À medida que a história avança, o leitor mergulha nos momentos de dúvida, no isolamento e na violência emocional exercida sobre a protagonista, que durante muito tempo se vê incapaz de se libertar das amarras impostas por um amor possessivo e castrador.
Com coragem e desassombro, Inês Teixeira Pinheiro oferece-nos um testemunho incontornável sobre a violência no namoro, uma problemática que tem vindo a ser profundamente discutida na sociedade portuguesa e que afeta muito mais jovens do que poderíamos imaginar.
O livro já se encontra em pré-venda e chega às livrarias no dia 12 de junho de 2025.
SOBRE O LIVRO
A ilusão que amei
Os sinais estavam lá desde o primeiro dia, mas saberemos reconhecê-los quando os vivemos? A história de uma mulher que quase se perdeu por amor A ilusão que amei acompanha a violência no namoro de Leonor, onde mora um amor que a isola, que a apaga, que a transforma numa sombra de si mesma. À medida que a relação avança, desde os primeiros sinais subtis de que algo estava errado até aos momentos de desespero absoluto, o abuso vai-se tornando mais evidente, convertendo o que parecia ser amor numa prisão. Através do relato da profunda e tumultuosa experiência de viver um relacionamento abusivo, Inês Teixeira Pinheiro traz-nos um importante testemunho de resiliência e coragem, que pretende dar voz a mulheres que enfrentam ou testemunham situações semelhantes, ao revelar não só o impacto da violência emocional, mas também a caminhada dolorosa, porém necessária, até à libertação. Prepara-te para uma leitura comovente e inspiradora, onde a linha ténue entre o amor e o medo é explorada com honestidade brutal, mas sempre com uma centelha de esperança.
Ver primeiras páginas
Título: A ilusão que amei
Autora: Inês Teixeira Pinheiro
Páginas: 224
PVP: 17,75€
SOBRE A AUTORA

Inês Teixeira Pinheiro sempre se viu rodeada de livros, passando os últimos anos dividida entre o rigor dos textos jurídicos e a liberdade da ficção, onde sempre encontrou um refúgio. Apaixonou-se pelas questões sociais durante o seu mestrado em Estudos Europeus e Globais, em particular pelas questões de género. Por acreditar que as palavras têm o poder de transformar realidades e que a ficção tem o propósito de dar voz às histórias que ainda não foram contadas, decidiu criar espaços onde a representatividade floresça e novas perspetivas possam surgir. Tendo morado em vários lugares, quer trazer pedaços de cada sítio para as suas histórias. Assim nasceu A ilusão que amei, a sua obra de estreia.