Notícias
Casa Portugal regressa à FLIP numa delegação com cerca de 30 autores lusófonos
A Casa Portugal regressa à Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), no Brasil, para cinco dias de celebração da literatura, gastronomia e ligações culturais com a participação de cerca de 30 autores e artistas dos dois lados do Atlântico.

Depois da estreia em 2024, a “Casa Portugal: Livros e Sabores” participa agora na 23.ª edição desta importante feira literária desta cidade histórica ribeirinha para, entre 30 de julho e 3 de agosto, provocar uma “imersão na cultura portuguesa e nas suas conexões com o Brasil”.
Entre os objetivos está a promoção de encontros com escritores da Casa Portugal, num espaço que oferece ainda “experiências gastronómicas com degustações de vinhos, petiscos e doces típicos de Portugal, num ambiente descontraído e aberto ao público, no já reconhecido formato de café literário”, lê-se no comunicado do Turismo de Portugal.
Os escritores Afonso Cruz, de Portugal, e Andréa del Fuego, do Brasil, serão os anfitriões literários deste ano, que vão assumir ainda a curadoria de dois ciclos de mesas de debate dedicados ao diálogo luso-brasileiro. Com curadoria de Andréa del Fuego, o ciclo ‘Brasil e Portugal: Vozes em Diálogo’, “propõe encontros entre autores, editores, intérpretes e criadores audiovisuais, em torno de temas como identidade, circulação cultural, memória e linguagem — sempre a partir da escuta e da troca entre os dois países irmãos”.
Por outro lado, Afonso Cruz, através da “Criação literária nas duas margens do Atlântico’, “foca-se nos processos íntimos e coletivos da escrita. Através de mesas que abordam o humor, a memória, a liberdade criativa e o papel da literatura na resistência social, este ciclo reúne autores como Ricardo Araújo Pereira, Noemi Jaffe, Anabela Mota Ribeiro, Ondjaki e Joaquim Arena, entre outros, num espaço de reflexão sobre o ato de escrever e a sua relevância no mundo contemporâneo”.
Entre os convidados da programação estão ainda Alexandre Vidal Porto, Natalia Timerman, José Manuel Diogo, Luana Chnaiderman de Almeida, Sofia Mariutti, Izabella Cristo, Bárbara Krauss, Fernando Rinaldi, Fernando Mattar, Pedro Lopes e Rodrigo Gevaerd, bem como a atriz Tainá Müller e a jornalista Adriana Ferreira Silva, entre outros.
A historiadora Ana Roldão está a cargo da programação gastronómica, convidando os chefes Rodrigo Castelo, Ana Bueno, Marina Hirth e Dave França.
Também de regresso está a programação infantojuvenil através da oficina “Navegantes Culinários – A Magia de Portugal: dos Descobrimentos aos Sabores de Hoje”, que também será conduzida por Ana Roldão.
Com entrada gratuita, a iniciativa é promovida pelo Turismo de Portugal, no âmbito do Programa de Ação para o Turismo Literário, com o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil, Camões – Centro Cultural Português em Brasília, Instituto Camões I.P, Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, TAP Air Portugal e Embratur.
>> Mais informações
Fonte: LUSA | 24 de julho de 2025