"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Nova edição do grande romance sobre a Rússia contemporânea

Grande Prémio do Romance da Academia Francesa e finalista do Prémio Goncourt, O Mago do Kremlin é uma reflexão sublime sobre o poder e os bastidores da política da era Putin.

Chega agora numa nova edição, no momento em que Jude Law e Paul Dano dão vida, no grande ecrã, aos protagonistas da narrativa: Vadim Baranov e Vladimir Putin.

«Alguns dirão que este escritor é visionário, outros que conhece os temas de que fala melhor do que ninguém. As duas qualidades não são incompatíveis. Adicionemos a terceira, o estilo, e temos um grande livro.» 
Jérôme Garcin, L’Obs 

«Os homens de poder, na maioria, devem a sua aura à posição que ocupam. A partir do momento em que a perdem, é como se os tivessem deligado da tomada.»

Era chamado o «mago do Kremlin». O enigmático Vadim Baranov foi realizador e produtor de reality shows antes de se tornar a eminência parda de Putin, conhecido como o Czar.

Desde que se demitira do cargo de conselheiro do Czar, as lendas a respeito dele, em vez de se extinguirem, tinham-se multiplicado, sem que ninguém fosse capaz de separar o falso do verdadeiro. Até que, uma noite, ele confiou a sua história ao narrador deste livro.

Uma narrativa que nos mergulha no coração do poder russo, onde aduladores dos poderosos e oligarcas travam uma guerra constante. E onde Vadim se tornou arquiteto de propaganda do regime, transformando um país inteiro num teatro político, no qual uma única realidade é chamada à cena: a realização dos desejos do Czar.

Ao contrário de muitos outros que atuam unicamente movidos pela ambição, Vadim, arrastado para os mistérios cada vez mais escuros do sistema que ajudou a construir, fará tudo para sair.

Da guerra na Chechénia à crise ucraniana, passando pelos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, O Mago do Kremlin é o grande romance da Rússia contemporânea. Revelando os bastidores da política da era Putin, oferece ao mesmo tempo uma reflexão sublime sobre o poder.

Críticas de imprensa

«Um page turner, supereficiente e bem documentado, que descreve os bastidores do poder russo nos últimos vinte anos, com um estilo de escrita simples e sedutor e um incrível realismo.» 
Frédéric Beigbeder, Le Figaro 

«Alguns dirão que este escritor é visionário, outros que conhece os temas de que fala melhor do que ninguém. As duas qualidades não são incompatíveis. Adicionemos a terceira, o estilo, e temos um grande livro.» 
Jérôme Garcin, L’Obs 

«Com O Mago do Kremlin, Giuliano da Empoli fornece-nos um relato espantoso do sistema mental e da lógica de guerra de Vladimir Putin. De certa forma, relata tudo o que levou à invasão da Ucrânia a 24 de fevereiro. Uma história de grande força literária e histórica que é uma leitura obrigatória se se quiser compreender o que, a partir daqui, parece incompreensível.» 
Alexandra Schwartzbrod, Libération 

«Um fresco que vai dos anos de Boris Ieltsin ao início da atual guerra na Ucrânia. O Mago do Kremlin oferece assim uma vertiginosa introspeção pela psique de um vizir do Apocalipse.»
Marc Lambron, Le Point 

«Não se pode pousar este romance. Fascinante, sufocante. Uma análise clínica da arte do governo autoritário. Conta a história da ascensão de Putin e da consolidação do poder pelos olhos do enigmático Vadim Baranov, o seu homem-sombra, o seu conselheiro político. É de uma atualidade surpreendente porque nos permite entrar no Kremlin e na cabeça de Putin. O grande diretor de palco, aquele que vai trazer Putin para a política. Páginas reveladoras.» 
Nicolas Demorand, France Inter 

Giuliano da Empoli
De origem italiana e suíça, GIULIANO DA EMPOLI é ensaísta e conselheiro político. É licenciado em Direito pela Universidade Sapienza de Roma e tem mestrado em Ciência Política pelo Institut d’Études Politiques de Paris. Foi conselheiro principal do primeiro-ministro italiano Matteo Renzi, tendo sido também conselheiro sénior do vice-primeiro-ministro e ministro da Cultura de Itália Francesco Rutelli, entre outros cargos. Em 2016, fundou o think tank Volta, um membro da rede Global Progress.

O seu livro Os Engenheiros de Caos (Gradiva, 2023), sobre os novos mestres da propaganda política, está traduzido em mais de dez línguas e é um sucesso de vendas em Portugal.

O seu romance de estreia, O Mago do Kremlin (Gradiva, 2022, vencedor do Grand Prix du Roman de l’Académie Française, 2022, e do Prix Honoré de Balzac, 2022), baseado numa alargada investigação sobre a Rússia contemporânea, reflete o profundo conhecimento que detém dos meandros políticos e a sua grande experiência como ensaísta.

Autor: Giuliano da Empoli
Tradutor(es): Jorge Pereirinha Pires
Coleção: Fora de Colecção
ISBN: 978-989-785-391-3
Data de publicação: 04/11/2025
Edição atual: 2025
Páginas: 280
Capa: Brochada
Editora Gradiva

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
115,232,650