Publicações
"Uma Vida de Jesus"
O romance que procura dar a conhecer, com interpretações do autor, uma perspetiva da vida de Jesus, ao longo de treze capítulos, baseada nos Evangelhos.
É precisamente aí, nesse exíguo espaço que a ficção rouba à «verdade» dos Textos Sagrados, que reside a força e o fascínio deste livro. Endo – um dos mais destacados romancistas japoneses – escreveu-o para os seus compatriotas não católicos, num esforço para explicar quem foi Jesus e dar a conhecer os ideais pelos quais se bateu.
O resultado é uma obra que escapa aos limites das culturas e das línguas, uma história intemporal, tão estimulante para os leitores de hoje como o terá sido para aqueles que a ouviram nos tempos do Novo Testamento.
«De facto, não há ninguém como Endo… como a raridade que é enquanto católico japonês, encontrou um território limítrofe – de choque cultural e psicológico – que é todo seu.»
«Endo conhece bem o seu espaço. As suas descrições da paisagem judaica e das pequenas cidades que a pontilham, e do incrível deserto desolado e vazio, estão entre as mais bonitas e poéticas que alguma vez li.»
«Shusaku Endo é um escritor consagrado que, tal como um mestre de fotografia, cria sentimentos intensos, carácter e movimento a partir do subtil jogo de luz e sombra com que destaca os seus temas.»

Shusako Endo, considerado um dos mais destacados escritores do século xx, (1923-1996), escreveu a partir da perspetiva fora do comum de ser japonês e católico. Nascido em Tóquio, foi batizado aos 12 anos, numa altura em que os cristãos representavam menos de um por cento da população japonesa.
Formou-se em Literatura Francesa, pela Universidade de Keio, e estudou durante algum tempo em Lyon como bolseiro do governo japonês.
O seu estilo tem sido sucessivamente comparado ao de Graham Greene, que aliás o considerava um dos maiores escritores do século xx.
Entre as suas obras mais representativas, além deste Uma Vida de Jesus, destacam-se também Rio Profundo, O Samurai e Silêncio, adaptado ao cinema por Martin Scorsese, em parceria com o argumentista Jay Cocks.
Shusaku Endo foi galardoado com os mais importantes prémios literários do seu país – entre eles o Prémio Noma, atribuído a O Samurai –, e por diversas vezes apontado para o Prémio Nobel de Literatura.
Literatura Traduzida
232 páginas
18,80 Euros
ISBN: 978-972-20-8674-5
1.ª Edição: Outubro 2025
Dom Quixote | Leya

