Passatempo
Ganhe convites para a antestreia do filme MAIS FORTE QUE EU (I SWEAR)
Uma história tão comovente quanto irreverente, que acompanha a vida de John Davidson, um jovem cuja determinação desafia o estigma e redefine o significado de resiliência.
Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!
ANTESTREIAS :: 13 de maio (4ª feira)
Gaia (Cinema Uci Arrábida Shopping), às 21h30
Lisboa (Cinema UCI El Corte Inglés), às 21h15
Debate e sensibilização sobre a síndrome, com duração de 20 minutos, na sala de cinema UCI El Corte Inglés, a ter início pelas 21h15, com a presença do Vice-Presidente da APST - Associação Portuguesa da Síndrome de Tourette, juntamente com representantes que vivenciam diariamente esta patologia. O filme começa pelas 21h45.
Sinopse
MAIS FORTE QUE EU (I SWEAR) é a inspiradora e extraordinária história de vida de um notável ativista da Síndrome de Tourette, John Davidson, distinguido com a condecoração MBE. O filme de Kirk Jones, emocionalmente envolvente, divertido e cativante, acompanha o diagnóstico de Tourette de John Davidson aos 14 anos. Passada na Grã-Bretanha dos anos 80, a história acompanha-o ao longo da sua adolescência turbulenta e do início da vida adulta, explorando esta condição pouco conhecida e frequentemente mal compreendida, bem como as suas tentativas de viver uma vida “normal” contra todas as probabilidades.
Declaração do Realizador
A história de vida de John é tão humorística quanto trágica. Vive com Tourette desde os 14 anos; antes disso, era um jovem com amigos, boas notas na escola e talento para o desporto. O aparecimento da condição mudou a sua vida. Os primeiros sinais - pestanejar - evoluíram para espasmos e movimentos bruscos, até ao dia em que gritou incontrolavelmente à mãe: “Chupa-me o caralho”. Desde então, a sua vida foi moldada pela Tourette, uma condição que outrora era chamada de “loucura selvagem”. Foi incompreendido pela escola, fechado num armário, rotulado de louco e informado de que acabaria num hospital psiquiátrico ou na prisão. Foi detido pela polícia, que interpretava os seus palavrões como sinais de agressividade. Um tique verbal dirigido a uma mulher levou a que fosse agredido com uma barra de ferro.
Determinado a não ser definido nem derrubado pela condição, John começou a ajudar outras pessoas, criando um grupo de apoio e organizando encontros para quem vive com Tourette. Quando foi finalmente reconhecido pelo seu trabalho solidário, recebeu a condecoração MBE das mãos da Rainha Elizabeth II — apenas para gritar: “Que se f*da a Rainha!”.
Escolhemos um elenco de atores excecionais, mas também contactámos a comunidade de pessoas com Síndrome de Tourette em todo o país e, com o apoio de um Coordenador de Acessibilidade, trouxemo-los à Escócia para criar cenas únicas e o mais realistas possível. Procurando honrar esta comunidade da melhor forma, assumimos o compromisso de a envolver diretamente e a representar com respeito, recorrendo ao mínimo possível de atores.
Esperamos que o filme seja visto como uma obra envolvente, emocionalmente impactante e, por vezes, humorística, ao mesmo tempo que possa contribuir para aumentar a consciencialização — não apenas para quem vive com Tourette, mas para todos aqueles que são julgados ou desvalorizados devido a uma condição ou deficiência. Um filme em que o protagonista profere linguagem racista, homofóbica, misógina e sexista tem hoje mais potencial do que nunca para provocar indignação e desconforto. No entanto, quando esse comportamento resulta de impulsos neurológicos incontroláveis, quando estamos perante um diagnóstico clínico, quando essa pessoa precisa de apoio e compreensão em vez de crítica ou ataque, então há lugar para um filme que conte a sua história e promova a empatia.
- KIRK JONES
ESTREIA NOS CINEMAS DIA 14 DE MAIO DE 2026
:: Passatempo encerrado ::
... e os Vencedores são:
LISBOA
Fernando Nobre
Luciana Chagas
Mariana Pessoa da Silva Moreira
Maria Margarida Caetano Alves Bento
Paula Teresa Ferreira Rechena
Ricardo Bettencourt
Rodrigo Mata
Sílvia Pinho
Susana Lourenço de Sousa Lé
Vanessa Oliveira
GAIA
Ana Alexandra Moreira Pinto Lopes
Ana Silva
Catarina Mourato
Filomena Morais
Inês Reis
Joana Bastos
Nuno Miguel Brito Linhares
Raquel Ferreira de Vasconcelos
Tania Patricia Rodrigues da Silva
Valéria Costa
Parabéns aos felizes contemplados e votos de bom filme!
O nosso agradecimento a todos os participantes.

