"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Pedro do Vale lança novo single "Não Sei Onde Vais"

Cantor e compositor regressa com uma canção entre a Pop, a Soul e o R&B, que dá início a uma nova etapa criativa e antecipa outros lançamentos previstos para 2026.

© Lucas Coelho
Pedro do Vale apresenta 'Não Sei Onde Vais', o novo single coescrito com Pedro da Silva Martins (Lena D'Água, Deolinda) e Rita Onofre (IOLANDA, Aurea) e com a composição e desenvolvimento harmónico trabalhados com o músico e produtor Francesco Meoli (Janeiro, Ana Mariano). Esta é uma canção Pop influenciada por Soul R&B que reflete sobre a frágil fronteira entre o controlo e a perda do mesmo.  

"Este tema fala sobre compulsividade e sobre essa linha ténue entre o controlo e a perda dele. É sobre quando somos nós a guiar e, de repente, já estamos a ser guiados, seja numa relação, por emoções ou até por padrões mais profundos que carregamos. A canção vive dessa dualidade entre seguir alguém ou algo e perceber se ainda somos nós que estamos no controlo, ou se já estamos só a ir. É uma narrativa muito pessoal, porque me identifico com essa forma intensa de viver. A música acaba por refletir a tendência de me entregar por completo, mesmo sem saber bem para onde estou a ir", afirma o artista.

"Ao mesmo tempo", acrescenta Pedro do Vale"também fala da forma como a arte entra na minha vida. Antes de qualquer ambição ou carreira, é para mim um estilo de vida, é a forma que eu tenho de aspirar a felicidade. Mesmo com todos os altos, baixos e desgostos durante o processo, há sempre essa intenção de encontrar algo verdadeiro e por si só belo e de alguma forma poder partilhar isso com o mundo".

  

O videoclipe acompanha a dimensão íntima e introspetiva da canção, através de um conceito desenvolvido por Pedro do Vale com os realizadores Billy Verdasca (Mike El Nite, João Maia Ferreira) e Henrique Rocha, (xtinto, VSP AST).

“Sendo um tema muito pessoal, o videoclipe desenvolve-se num registo mais introspetivo. Explora ideias de repetição e controlo, em diálogo com um impulso mais intuitivo. Procurei traduzir esse equilíbrio de forma visualmente poética, partindo também da minha prática como artista plástico, trabalhando formas e deixando que o próprio processo orientasse o caminho. O meu foco nunca foi "ser artista”, mas antes viver da criação e encontrar aí um espaço de realização. Neste momento, sinto-me estável, com o processo criativo como principal motor", afirma o músico e cantor. 

Com 'Não Sei Onde Vais'Pedro do Vale reforça um percurso multidisciplinar, no qual música, artes visuais e criação poética coexistem de forma orgânica, como partes de uma mesma linguagem artística. Algures no espaço sonoro entre a Pop, a Soul e o R&B, o single - já disponível em todas as plataformas digitais - antecipa um novo capítulo na sua trajetória musical e afirma uma identidade em constante construção ou, nas palavras do próprio artista, "imperfeita e em movimento".

Pedro do Vale - Não Sei Onde Vais
Música: Pedro do Vale
Letra: Pedro do Vale, Pedro da Silva Martins, Rita Onofre
Guitarras: Pedro do Vale
Produção: Francesco Meoli
Mistura e Masterização: João André 

Sobre Pedro do Vale
Cantor, compositor e artista plástico, Pedro do Vale cruza música, pintura, desenho e cenografia como formas de expressão. Já editou um EP e vários singles e foi distinguido com um Prémio Design Galp Energia e um Prémio Galp Energia Arte, afirmando-se como uma voz sensível e multidisciplinar no panorama artístico contemporâneo. Nasceu no Barreiro, em 1990, e cresceu entre Ourém Faro, desenvolvendo desde cedo uma acentuada ligação à arte, influenciada em partes iguais pelo ambiente rural, pela proximidade do mar e pelo pai, dedicado à construção artesanal de instrumentos musicais.

Com apenas 13 anos assinou o primeiro mural - dedicado ao 25 de Abril de 1974 e que revelou a sua precoce consciência estética e social -, aos 15 venceu o Concurso de Ilustração Sophia de Mello Breyner Andresen e em 2009 ingressou na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, onde concluiu o curso de Desenho. Entre Portugal e os Estados  Unidos da América, começou a comercializar o seu trabalho, participou em diversas exposições e realizou encomendas institucionais, como retratos e um mural. Atualmente integra a residência artística do Taguspark. Na área da cenografia, trabalhou em Teatro e tem vindo a desenvolveu trabalhos para artistas como Janeiro, Tiago Nacarato, Ana Mariano e xtinto.

A par das artes plásticas, iniciou ainda jovem, os estudos de música clássica no Conservatório Canto Firme de Tomar. Como músico e compositor, Pedro do Vale tem vindo a afirmar uma abordagem à arte como espaço de questionamento, equilíbrio, sensibilidade e conexão, no qual a beleza emerge também do erro e da sua superação. Lançou o primeiro EP, em 2021, "Umbilical", com produção do cantor, músico e produtor brasileiro Paulo Novaes (Leo Middea, ANAVITÓRIA) - distinguido com um Latin Grammy em 2023 -, ao qual seguiram diversos singles e um espetáculo de música e poesia com Pedro Giestas. O novo single 'Não Sei Onde Vais' está disponível em todas as plataformas digitais.

Siga Pedro do Vale AQUI
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "Sirât"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "Sirât", de Oliver Laxe, integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes, no próximo dia 19 de junho, às 19h00, no Teatro Garcia de Resende, em Évora.

Visitas
127,683,324