"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Jovem Orquestra Portuguesa em três palcos nacionais antes de se apresentar em Berlim

A obra “Saudades, Só Portugueses”, de César Rafael, é interpretada pela primeira vez no próximo dia 31, antecipando a estreia internacional em Berlim, em 7 de agosto, no âmbito da digressão da Jovem Orquestra Portuguesa (JOP), sob a direção do maestro Pedro Carneiro.

© Facebook da Jovem Orquestra Portuguesa

A JOP inicia a digressão por quatro palcos, no próximo dia 31, às 21h00, no Teatro Capitólio, em Lisboa, com um concerto cuja receita de bilheteira reverte para a Fundação-Lar de Cegos Nossa Senhora da Saúde, na capital.

Os programas a apresentar em digressão incluem, além da peça de César Rafael, a Sinfonia n.º 6, "Patética", de Tchaikovsky, entre obras de outros compositores.

No dia 1 de agosto, a JOP sobe ao palco do Cineteatro São João, em Palmela, no distrito de Setúbal, apresentando um programa que, além de “Saudades, só portugueses” e da “Patética”, de Tchaikovsky, inclui “Concerto pour 7 instruments à vent...”, de Frank Martin, com solistas da orquestra.

No dia seguinte, a JOP toca no Salão Paroquial de Nova Oeiras, nos arredores de Lisboa, com um programa que reúne a abertura “Le Corsaire”, de Hector Berlioz, a peça de César Rafael e a sinfonia de Tchaikovsky.

A JOP, pela sexta vez, apresenta-se no Festival Young Euro Classic, no dia 7 de agosto, apresentando na Konzerthaus, em Berlim, um programa composto  por “Le Corsaire”, “Les Troyens: Scène et air de Didon ‘Ah, je vais mourir... Adieu fière cité’", do derradeiro ato da ópera de Berlioz, e as canções “Sur les lagunes” e “Les nuits d’été”, também do compositor francês.

O programa a apresentar na capital alemã inclui a estreia internacional de "Saudades, só portugueses”, de César Rafael, e a Sinfonia Nº. 6 em Si menor, de Tchaikovsky.  O maestro Pedro Carneiro dirige a JOP, sendo solista a meio-soprano Cláudia Ribas.

Inspirado na saudade, este programa cruza Berlioz, Fernando Pessoa e César Rafael, com Tchaikovsky, numa reflexão sobre a memória, a ausência e a identidade portuguesa.

César Rafael, 25 anos, é compositor residente este ano da JOP. Iniciou os estudos musicais no Conservatório Regional de Música de Vila Real, em trompete. Prosseguiu-os na Escola Profissional de Arte de Mirandela, onde se iniciou no estudo de Composição.

Em 2020, matriculou-se na Licenciatura em Música (composição) da Universidade de Évora, onde estudou com, entre outros, Christopher Bochmann, Hugo Ribeiro e Pedro Amaral, e realizou o Mestrado em Ensino de Música, que terminou em 2025.

Paralelamente, participou em 'masterclasses' e 'workshops' com Luís Naon, Michal Rataj e Cláudio de Pina, e frequentou aulas abertas com Sara Carvalho e Evgueni Zoudilkine, na Universidade de Aveiro. Participou ainda na primeira edição de “Canto das Sementes”, do Projeto Performance Electroacústica Comunitária, orientado por Dimitris Andrikopoulos.

Em 2023, César Rafael recebeu o Prémio de Composição SPA/Antena 2 (2023) com “Auto Retrato”, peça estreada pela Orquestra Gulbenkian no encerramento do Festival Jovens Músicos desse ano. Mais recentemente, venceu o Concurso para Jovem Compositor da JOP/Temporada 2025/2026.


Fonte: LUSA  | 23 de julho de 2026

Agenda
Passeios e Visitas

Ribacôa Clássicos

Almeida, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo 25 Set a 27 Set 2026

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "O Jacaré"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "O Jacaré", de Basil da Cunha. Uma sessão integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes.

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Pizza Man"

Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para a sessão de dia 30 de setembro, às 21h, no Coliseu Porto Ageas. Com Eduardo Madeira, Liliana Santos e Núria Madruga, "Pizza Man" é um espetáculo de ritmo acelerado que mistura frustração, desejo, exagero e muito humor, numa noite que começa com pizza… e acaba fora de controlo.

Visitas
134,281,412