"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

FIALHO DE ALMEIDA

"Obra Gastronómica de Fialho de Almeida" é o evento que se realiza no Restaurante da Amieira Marina, no próximo dia 16 de Março de 2009

"Obra Gastronómica de Fialho de Almeida"

16 de Maio  | Restaurante da Amieira Marina
Grande Lago | Albufeira de Alqueva | Amieira, Alentejo
http://www.amieiramarina.com


Fialho d’Almeida (1857-1911)

Fialho d’Almeida nasceu em Vila de Frades no dia 7 de Maio de 1857.
Filho de um modesto mestre escola, sofreu, segundo ele próprio conta, todas as vicissitudes de um menino desafortunado, estudando no Colégio Europeu, em Lisboa, trabalhando numa botica e frequentando a Faculdade de Medicina.
Formou-se, mas nunca exerceu, preferindo dedicar-se às letras.
Ter-se-á perdido um médico, mas ganhou-se um extraordinário escritor que escreveu sobre o Alentejo as mais belas páginas da nossa literatura.
Escritor de talento inegável, erudito e inflamado, foi, ao longo da vida, criando inimigos de estimação – a sua escrita (muitas vezes venenosa e sempre polémica) não agradava a toda a gente.
Sobre a cozinha portuguesa escreveu um texto maravilhoso:

O que é um prato nacional? Uma composição culinária rebelde á escrita dos manuais, característica, inconfundível, incapaz de exprimir em quantidades de ingredientes, fracções de tempo, e acção rápida ou lenta do frio, do calor, da água, do gelo, do uso da peneira, do passador, da faca ou da colher. Transmite-se por tradição: os estrangeiros não sabem confecciona-lo, mesmo naturalizados: tendo chegado até nós por processos lentos, e contraprovas de biliões de experimentadores, sucessivamente interessados em o fixar na forma irrepreensível, resulta ser ele sempre uma coisa eminentemente sápida e sadia. (…)  O prato nacional é como o romanceiro nacional, um produto do génio colectivo: ninguém o inventou e inventaram-no todos: vem-se ao mundo ido por ele, e quando se deixa a pátria, antes de pai e mãe, é a primeira coisa que lembra.

 

 

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
107,534,198