"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

ViacomCBS e EU40 unem forças para apoiar o futuro dos jovens com o evento Beyond 2020: Global Youth - Voices and Futures

Em parceria com a Euractive, o evento aborda as conclusões do ViacomCBS Research Study Beyond 2020: Global Youth – Voices & Futures.

2 Fev 2021  |  14h00

Online
Preço
Entrada livre

Moderado pela VJ da MTV Aminata Belli, contando com a participação de vários oradores, incluindo a jovem ativista Anna Masiello, o evento virtual está agendado para o dia 2 de fevereiro, às 14:00 (hora de Portugal continental).

>> Registo no evento em direto

A ViacomCBS Networks International e a EU40, em parceria com a Euractiv, vão realizar o BEYOND 2020: GLOBAL YOUTH – VOICES AND FUTURES, um evento digital que vai apresentar as conclusões do ViacomCBS Global Insights Research Study “Beyond 2020: Global Youth – Voices & Futures”, abordando-as com o contributo de uma grande variedade de oradores de alto nível.

Moderado pela VJ da MTV Aminata Belli, o evento, com a duração de uma hora, contará com Christian Kurz, Senior Vice President Global Insights, que apresentará o ViacomCBS Global Research Study e os seus resultados. Kurz será acompanhado por Virginijus Sinkevicius, Comissário Europeu para o Meio Ambiente, por Eva KAILI, representante grega e membro do Parlamento Europeu, e pela jovem ativista Anna Masiello, que representará a voz da juventude, fornecendo informações sobre o impacto dos acontecimentos do ano de 2020 nos jovens e como é que estão a responder a esses eventos dramáticos.

“É com um enorme orgulho e felicidade que vejo que o nosso estudo global ‘Beyond 2020: Global Youth – Voices & Futures’ é agora o ponto de partida para uma discussão aberta com jovens líderes, ativistas, políticos e cidadãos ativos. Este evento é um momento valioso não só para explorar as nossas principais descobertas, como também para trocar experiências e compreender os próximos passos concretos a dar, como o objetivo de inspirar e impulsionar a ação coletiva”, comenta Christian Kurz, Senior Vice President, Global Insights, ViacomCBS.

“Um em cada três cidadãos da EU tem 30 anos ou menos, pelo que é crucial percebermos quais são as suas perspetivas para o futuro”, afirma Alessandro Da Rold, Managing Director da EU40. “Ao preencher a lacuna entre a sociedade civil, diferentes organizações e os jovens políticos da nossa redes, esperamos não apenas inspirar a juventude a falar e mudar as suas realidades, mas também obter uma perceção e aprender com as numerosas histórias de virtuoso sucesso que, com união, os jovens alcançaram em tempos de grande necessidade.”

“Beyond 2020: Global Youth – Voices & Futures”: as principais conclusões

O “Beyond 2020: Global Youth – Voices & Futures” é o primeiro estudo global a explorar o impacto que os acontecimentos de 2020 está a ter nos planos, crenças e atitudes dos jovens em relação ao futuro. No inquérito global junto de mais de oito mil indivíduos, com idades compreendidas entre os 16 e os 24 anos, provenientes de 15 países (África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, China, Espanha, EUA, França, Itália, México, Países Baixos, Portugal, Reino Unido e Singapura), os jovens adultos foram questionados sobre um vasto conjunto de tópicos, desde a saúde, alterações climáticas, política e questões sociais a viagens, finanças e relacionamentos.

O estudo revelou uma geração ativa profundamente impactada pelos eventos de 2020, sentindo-se obrigada a valorizar mais do que nunca a estabilidade e a segurança, sendo que, ao mesmo tempo, revelou alguns fascinantes insights sobre a sua resiliência e forte vontade de mudar o futuro para melhor, o que será um dos focos de debate do evento.

Alguns dos principais resultados estudo, e que serão a base de algumas das discussões do evento, são:

Os jovens estão prontos para agir rumo a um futuro promissor.
- Os jovens têm um forte sentido de responsabilidade em contribuir para a solução e recuperação da sociedade. 55% dos jovens globais afirmam estar esperançosos e acreditar em mudanças positivas na forma como viveremos nos próximos 10 anos.
- Também demonstraram um forte senso de realismo e consciência de que uma mudança positiva não surge facilmente: 70% dos entrevistados estão incertos em relação ao seu futuro, mas 76% sentem-se positivos em relação a isso e 72% acreditam que “se sentem preparados para lidar com tudo o que a vida me apresenta”.
- 84% concordam que a sua geração tem o potencial para mudar o mundo para melhor.

As alterações climáticas devem estar no topo da agenda mundial.
- Uma das principais prioridades dos jovens foi, sem surpresa, o meio ambiente e o impacto das mudanças climáticas: para os jovens entre os 16 e os 24 anos, o meio ambiente está no topo da lista das prioridades em que a sociedade se deverá concentrar e trabalhar nos próximos 10 anos.
- 72% concordam que “as pessoas serão mais propensas a escolher férias ecológicas”, sendo que 39% admitem que “não vou voar devido ao impacto que tem no meio ambiente”.

A sociedade precisa de aumentar o apoio à saúde mental.
- Os jovens acreditam que a saúde em geral será o alvo do impacto mais duradouro, sendo que 75% dos jovens dos 16 aos 24 anos de todo o mundo concorram que, em particular, “a saúde mental será um grande problema para a sociedade”.
- 83% concordam que haverá uma maior abertura e aceitação das questões de saúde mental. Os jovens reconhecem o impacto significativo e altamente sério da saúde mental no bem-estar individual e coletivo.

Consciente do trabalho significativo e da vulnerabilidade crescente da juventude de hoje, sem sistemas de apoio concretos, a ViacomCBS e a EU40 continuam empenhadas em levar por diante o importante trabalho realizado e, através da colaboração com vários parceiros, impulsionar as ações positivas de longo prazo para as próximas gerações.
Os detalhes sobre o estudo “Beyond 2020: Global Youth – Voices & Futures” estão disponíveis em insights.ViacomCBS.com.

Para se inscrever no evento Beyond 2020: Global Youth – Voices and Future, basta aceder AQUI 

Detalhes do estudo: inquérito global junto de 8.160 jovens de 16 a 24 anos em 15 países (África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, China, Espanha, EUA, França, Itália, México, Países Baixos, Portugal, Reino Unido e Singapura), juntamente com entrevistas em vídeo em seis desses países.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,226,217