"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Webinar "Educação e Género: Pensar Plural e enfraquecer Mentalidades Hegemónicas"

Enquanto espaço de socialização, a escola desempenha um papel muito importante na construção de identidades.

5 Mai 2021  |  18h00

Online
Preço
Entrada livre


Apesar do elevado compromisso que as escolas têm vindo a assumir na educação para um social plural, tendo como campo de ação os princípios de cidadania e igualdade de género, ainda se verificam estereótipos de género incorporados em contexto escolar.

Esta visão estereotipada da realidade e sexista ainda está bastante presente nos manuais, nos programas e na própria História que nos transmite a ideia de um passado exclusivamente masculino.

Com o propósito de continuar a assegurar os princípios de cidadania e igualdade de género no domínio da educação, mas também em contexto profissional e social, propomo-nos dar espaço à reflexão e à discussão sobre as diferentes formas de promoção da igualdade e da não-discriminação, designadamente a partir da desconstrução de mentalidades hegemónicas.

Estas são algumas das questões em foco no webinar “Educação e Género: Pensar Plural e enfraquecer Mentalidades Hegemónicas”, a realizar do dia 05 de maio, entre as 18h00 e as 19h30.

A sessão contará com as participações de Cristina Pereira Vieira, professora auxiliar do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão da Universidade Aberta, e Marina Birrento, Conselheira para a Igualdade da Câmara Municipal do Montijo.

O evento, que vai decorrer através da plataforma Zoom Colibri, destina-se aos diversos agentes da educação (professores, educadores, técnicos e/ou encarregados de educação), profissionais de saúde, psicólogos, estudantes da Universidade Aberta e de outras instituições de Ensino Superior, jovens e a todos interessados pela temática.

A iniciativa é uma organização conjunta do Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta (UAb) do Montijo com o CLDS 4G Montijo – Roda.

A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia até dia 04 de maio através do formulário disponível em: https://forms.gle/mWg75ngPCg2msTkp7

Para mais informações contacte:
CLA da UAb Montijo: cla.montijo@uab.pt
CLDS 4G – RODA: clds4gmontijo@gmail.com

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,116,768