"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Tarta Relena + Joana Bagulho

Tradicional e transgressor, o trabalho do duo feminino catalão tem sido uma afirmação maior na produção europeia. Helena Ros e Marta Torrell são as duas artistas que tratam amiúde a tradição oral, levando-a às possibilidades estéticas da música contemporânea.

26 Jul 2021  |  19h00

Novo Negócio ZDB
Rua do Acúcar, 52, Armazém 3 | 1950 Lisboa

A premissa parece familiar, replicada aqui e ali, com maior ou menor mestria, mas nas Tarta Relena existe um interesse profundo no acto de explorar o desconhecido e o intemporal. Uma busca que não recorre a fórmulas ou tendências estéticas, senão a ir mais fundo, camada a camada, até ao centro da terra. Ora Pro Nubis foi o disco que imaculou este antigo mundo novo, projectando-as para um público mais global. Com ele vieram as inúmeras apresentações ao vivo onde se incluem passagens pelos festivais Mutek, Eurosonic ou Primavera Sound, apenas para nomear alguns.

A cartografia mediterrânica das Tarta Relena faz-se de uma constante e cuidada etnografia sonora em que os pedais de efeitos, sintetizadores e DAWs conferem um espectro sónico latente e pontual. O espaço e o silêncio são elementos fulcrais a esta magia; é deles que se intensifica a polifonia das vozes, ora suspensas e feéricas, ora mais primais e selváticas. Evocam a essência de Medulla de Bjork e parecem partilhar da inovação dos ucranianos DakhaBrakha. Na verdade, o ângulo de expressividade surpreende pela sua consistência. Mesmo quando a electrónica espreita, tal não arromba a fragilidade ou ofusca a força de onde tudo nasce. Um equilíbrio que se revela matriz no modo como elevam esta música simultaneamente sacra e urbana, ao nível de uma autêntica experiência.
Já este ano surgiu Pack Pro Nubis, duplo álbum que reúne algumas das gravações anteriores e a que se junta de uma mão cheia de remisturas (abrindo outras dimensões e revelações). De resto, a oportunidade de as ver cá é um elogio à irreverência e um convite a um ritual indescritível. NA

Joana Bagulho
O extenso percurso de Joana Bagulho revela uma inquietude nata, própria de quem sonha mais
alto. Fez parte de inúmeros espectáculos de dança, teatro e recitais de Música Antiga em território nacional e estrangeiro. É através do piano que tem vindo a consolidar a sua obra embora, nos últimos anos, tenha resgatado um dos instrumentos mais mágicos e injustamente esquecidos. O cravo tem vindo assim a destacar-se nas suas apresentações, de onde se destaca a interpretação do repertório de Carlos Paredes como nunca o ouvira-mos antes.
Escutá-la é uma doce ruptura com o expectável em 2021; vê-la, neste contexto, significa estar a
assistir a um pedaço de história, agora, tornada viva e com novas formas de se sentir. NA

A lotação é limitada e o uso de máscara obrigatóri

Entrada: 8€
Bilhetes disponíveis online
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,934,801