"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

KINO 2022 abre com "O vizinho do lado" de Daniel Brühl

A KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã, do Goethe-Institut Portugal, já anunciou a programação completa da sua 19.ª edição. De 27 de janeiro a 2 de fevereiro, no Cinema São Jorge, em Lisboa, e em Filmin.pt, serão apresentadas 15 longas-metragens oriundas da Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo.

"O vizinho do lado", Daniel Brühl © Rainer Bajo

27 Jan a 2 Fev 2022

Cinema S. Jorge
Av da Liberdade, 175, 1250-141 Lisboa

Sob o tema In Zukunft (em português, “De Futuro”), a KINO exibe ficções e documentários que se destacaram nos grandes festivais internacionais, bem como primeiras e segundas obras, quase todas estreias absolutas em Portugal.

A apresentação de primeiros filmes é uma das grandes apostas da KINO - Mostra de Cinema de Expressão Alemã que abre esta 19.ª edição com “O vizinho do lado”, a estreia na realização de Daniel Brühl, ator que ficou conhecido pelo seu papel em “Adeus, Lenine!”. O foco nas narrativas femininas é também uma das preocupações da KINO que, uma vez mais, apresenta uma maioria de filmes realizados por mulheres e lhes dedica na íntegra a apresentação na plataforma Filmin.pt sob o título “KINO no feminino”.

No Cinema São Jorge, em Lisboa, a KINO divide-se em três secções. Na secção Visões encontram-se seis obras visualmente deslumbrantes, muitas vezes com nomes conhecidos do público na realização ou no elenco.

É aqui que podem ser vistos os filmes “A Grande Liberdade”, de Sebastian Meise, com o ator Franz Rogowski, escolhido pela Áustria como candidato ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e que venceu o Prix du Jury no Festival de Cannes, “Caro Thomas”, um retrato efervescente do diretor da RDA Thomas Brasch, realizado por Andreas Kleinert, com os atores Albrecht Schuch e Yella Haase (do filme “Berlin Alexanderplatz”), que venceu o Grand Prix no festival de cinema Tallinn Black Nights, “Jumbo”, um excêntrico coming-of-age luxemburguês, assinado por Zoé Wittock, “Fabian”, de Dominik Graf, um filme de época pouco convencional, nomeado para o Urso de Ouro para melhor realização na Berlinale 2021, “O mundo jamais será o mesmo”, uma trágica história de amor de Anne Zohra Berrached e “Ninguém está com as vitelas”, de Sabrina Sarabi, com a brilhante atuação de Saskia Rosendahl que lhe valeu um Leopardo para Melhor Atriz na categoria Cineasti del Presente, no Festival de Cinema de Locarno 2021.

Na secção Perspetivas cabem cinco primeiras e segundas obras de cinematografia, trabalhos inspiradores que nos confrontam com perspetivas muito próprias acerca do hoje e do amanhã. A abrir a KINO, a 27 de janeiro, “O vizinho do lado”, primeiro filme realizado por Daniel Brühl, ator de “Adeus, Lenine!”, que estreou durante a Berlinale 2021 e foi candidato ao Urso de Ouro. Na mesma secção, “Juventopia”, uma original distopia suíça, de Dennis Stormer, favorito do público no Festival de Cinema de Zurique, “Toubab”, de Florian Dietrich, uma comédia enternecedora que também mereceu a preferência do público no Festival de Cinema de Varsóvia 2021, “Ivie mais Naomi”, de Sarah Blaßkiewitz, sobre o racismo estrutural na Alemanha, e “Só mais uma voltinha no carrossel”, de Hannes Starz, uma ode ao punk, à amizade e às despedidas.

A secção Realidades é dedicada ao cine-documentário com quatro filmes realizados por mulheres. Tanto “The case you”, de Alison Kuhn, que dá voz à catarse coletiva frente a um episódio traumático de manipulação sexual, como “Walchensee para sempre”, de Janna Ji Wonders, que trata a herança afetiva que atravessa várias gerações de mulheres de uma mesma família, foram premiados em festivais de cinema na Alemanha. Os restantes filmes da secção são “O grafiteiro de Zurique”, de Nathalie David, que ilustra o percurso do polémico artista Harald Naegeli e “Girls | Museum”, de Shelly Silver, que apresenta a opinião de um grupo de raparigas jovens e adolescentes sobre as obras de arte num museu e realça questões como a representatividade, o género, a sexualidade, o desejo, o poder e o cânone.

Na sua 19.ª edição, a KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã volta a atribuir o Prémio do Público, ficando os participantes habilitados a ganhar uma viagem à Alemanha. Para além da programação cinematográfica no Cinema São Jorge e em Filmin.pt, estão previstas conversas com realizadores e uma conversa sobre o tema principal da KINO, In Zukunft, onde será abordado o Futuro do e no Cinema.

A KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã é uma iniciativa do Goethe-Institut Portugal em parceria com as embaixadas da Áustria, Suíça e Luxemburgo e tem curadoria de Teresa Althen e Susana Santos Rodrigues.

Mais informações, horários e bilheteira em www.goethe.de/portugal/kino.
Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,904,254