"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Dia Nacional da Cultura Romena assinalado em Portugal com a tradicional maratona literária

Este ano o Dia Nacional da Cultura Romena volta a ser assinalado em formato online pelo ICR Lisboa e pela Embaixada da Roménia na República Portuguesa com a tradicional maratona literária.

15 Jan   |  09h00

Online
Preço
Entrada livre

No dia 15 de janeiro de 2022, às 09h00, nas contas sociais das duas instituições será apresentado um vídeo inédito com gravações de leituras de poemas de Mihai Eminescu, que constam do volume "Revedere"/"Reencontro", publicado em 2005 pela Editora Evoramons, na tradução de Doina Zugravescu. Desta vez, o convite para participar na maratona de leitura será dirigido a jovens portugueses, e terá como protagonista o eminente lusitanista Dan Caragea, que irá recitar algumas estrofes do poema "Luceafarul"/"Vésper", na sua própria tradução. O filme integra também uma série de acervos documentais dos arquivos do Museu Nacional da Literatura Romena.

A maratona da leitura, que já se tornou uma tradição no espaço lusitano, foi organizada pela primeira vez em 2017, sob o título "Lisboa lê em romeno", reunindo um número recorde de participantes. Por essa razão, o projeto foi continuado nos anos seguintes, sob várias formas e temáticas. Em 2018, a maratona foi integrada na "Semana Cultural Romena", organizada na Universidade de Lisboa (UL) e evocou a envergadura universitária do ilustre filólogo Victor Buescu, exilado em Portugal após a instauração do regime comunista na Roménia. A anfitriã do evento foi a sua própria filha, Helena Carvalhão Buescu, professora de literatura comparada na Faculdade de Letras da UL. A terceira edição celebrou Constantin Brâncusi, em Lisboa e no Porto, a partir de textos assinados por autores romenos que prestaram homenagem à vida e obra do grande escultor. Em 2020, a maratona foi ocasionada pela publicação do mais importante volume de popularização da literatura romena no espaço lusitano nos últimos anos: "Antologia de Poesia Romena Contemporânea" (edição bilingue, romeno e português), com tradução de Corneliu Popa, editado em 2019 pela Guerra & Paz Editores, com o apoio do Instituto Cultural Romeno, através do programa TPS (Translation and Publication Support Programme). A edição de 2021 foi realizada em formato online, com o tema: "Literatura romena contemporânea no mundo lusófono" e teve como convidado especial o poeta e tradutor Dinu Flamând.

>> Site
>> Facebook
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
67,696,651