"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Tese do Iscte que inspirou "Glória" da Netflix lançada em livro

A rádio RARET instalou-se em Glória do Ribatejo e difundiu propaganda pró-ocidental para os países de Leste. O acordo entre os Estados Unidos e Salazar permitiu retransmitir as emissões da Radio Free Europe durante os anos da Guerra Fria – de 1947 até à dissolução da União Soviética, em 1991. Uma tese do Iscte sobre a RARET, que vai ser lançada em livro, investigou a participação de Portugal na luta anticomunista e antissoviética promovida pelos EUA.

10 Fev 2022  |  18h00

Auditório do Iscte
Av. das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa
 
“RARET - A Guerra Fria Combatida a Partir da Charneca Ribatejana” – a tese de mestrado de Vítor Herdeiro, aluno do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, que serviu de inspiração para a série portuguesa “Glória”, a primeira produção nacional a ser transmitida pela Netflix –, foi adaptada a livro, publicado pela editora Edições 70, chancela do Grupo Almedina, o qual será apresentado ao público no Iscte no dia 10 de fevereiro.

A dissertação de mestrado de Vítor Herdeiro foi dedicada à emissora de rádio que, entre 1951 e 1996, emitia propaganda ocidental para os países do bloco de Leste. “Uma emissora norte-americana transmitir conteúdos radiofónicos – produzidos em Nova Iorque e em Munique – a partir de uma pequena aldeia do Ribatejo durante 45 anos, é uma história rica e empolgante!”, afirma Vítor Herdeiro, o autor da tese. “Para mim teve particular interesse investigar um tema tão pouco conhecido pelos portugueses”.

No final de 1950, Lincoln MacVeagh, embaixador dos EUA em Portugal, procurou obter o apoio de Oliveira Salazar para combater a expansão do comunismo na Europa, através da construção – em território português– de um centro de retransmissão Radio Free Europe (RFE). Esta era uma organização patrocinada pelo National Committee Free Europe (NCFE), fundado nos EUA em 1949 e financiada pela CIA e pelos dinheiros do projeto de angariação de fundos Cruzada pela Liberdade (Crusade for Freedom), criado por esta agência norte-americana.

Cinco meses depois do primeiro encontro entre MacVeagh e Salazar, foi constituída a Sociedade Anónima de Rádio Retransmissão (RARET), no dia 10 abril de 1951. A RARET instalou-se em Glória do Ribatejo – uma antiga freguesia do concelho de Salvaterra de Magos – e serviu como meio de difusão de propaganda das democracias ocidentais, retransmitindo as emissões da RFE durante os anos da Guerra Fria – de 1947 até a dissolução da União Soviética, em 1991 – atravessando o período do Estado Novo e perdurando após a queda do Muro de Berlim.

“A RARET resultou de uma aliança luso-americana escondida aos portugueses nos primórdios da Guerra Fria”, afirma Vítor Herdeiro. “É natural que Salazar a tenha tentado omitir, uma vez que Portugal estava, desse modo, a aliar-se aos americanos na promoção da democracia de outros países o que, atendendo à época e ao regime ditatorial imposto pelo próprio era, no mínimo, contraditório.”

A tese do Iscte procurou entender e expor a relação entre as autoridades portuguesas e a RFE, assim como a participação de Portugal na luta anticomunista e antissoviética promovida pelos EUA. A tese serviu também para inspirar a produção de “Glória”, a série com o maior orçamento de sempre na história da produção nacional.

A apresentação do livro “RARET - A Guerra Fria Combatida a Partir da Charneca Ribatejana” estará a cargo de Pedro Lopes, argumentista da série “Glória”, e está marcada para dia 10 de fevereiro, às 18h, no Auditório B2.04 do Iscte.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,925,593