"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

ZLI - Zona Literária Independente / Portugal

Para celebrar os encontros e a literatura independente a IBI realizará, juntamente com a IBI.AL, a ZLI - Zona Literária Independente / Portugal, com apoio da Código Simbólico - Associação Sócio Cultural e do Espaço T, no dia 6 de setembro, às 19h00.

6 Set 2022  |  19h00

Espaço t
Rua de Vilar 54, 4050-625 Porto
Preço
Entrada livre

A ZLI - Zona Literária Independente é um projeto da IBI Literrário que tem como principal objetivo a internacionalização de escritores independentes, agindo como ponte entre os países de língua portuguesa. Em Portugal, a IBI conta com a parceria da Código Simbólico - Associação Sócio Cultural 

PROGRAMA
Abertura: apresentação dos autores e do projeto ZLI pela editora e escritora Carola Castro;
O humor português, fala de Paulo Cesar sobre seu livro “Lobo mau ataca a República dos três porquinhos”;
Apresentação do livro “Sinistros Marítimos, no país e no estrangeiro 1823-2020”, fala de Reinaldo Delgado sobre sua experiência;
Lançamento do livro “Crônicas de um corpo em chamas”, com presença do autor Samuel Carrasco e sessão de autógrafos.

O QUE É A ZLI?
A ZLI - Zona Literária Independente é um projeto da IBI Literrário que tem como principal objetivo a internacionalização de escritores independentes, agindo como ponte entre os países de língua portuguesa. Em Portugal, a IBI conta com a parceria da Código Simbólico - Associação Sócio Cultural.
A IBI foi criada por Jiulia Castro, Beatriz Ayumi, Azula Marinho e Carola Castro em março de 2020, no início da pandemia, na Zona Oeste de Belo Horizonte-MG, no Brasil, após a constatação de que existem poucos canais de distribuição de obras literárias publicadas de forma totalmente independente. Se colocando como uma plataforma de literatura, a IBI tem como objetivo fazer circular obras literárias produzidas por escritores e editoras independentes, se colocando ao mesmo tempo como vitrine, espaço de formação e fomento itinerante para dar voz à literatura independente. Para aliar demandas e oportunidades, a IBI Literrário se apresenta como plataforma, abraçando a IBI Editorial, a IBI Associação Literrária e a IBI LAB.
A ZLI, evento realizado juntamente à Código Simbólico - Associação Sócio Cultural, viabilizará o lançamento do livro “Crônicas de um corpo em chamas”, do jovem escritor Samuel Carrasco, além do encontro com os escritores portugueses: Maria Jorgete, Paulo Cesar e Reinaldo Delgado; e da editora e escritora brasileira Carola Castro.

SOBRE OS AUTORES:
Samuel Carrasco se identifica como um contador de histórias apaixonado por todos os tipos de arte. Em sua formação, teve o teatro e o audiovisual como aliados na busca por novas maneiras de falar para um público diverso sobre o que acredita, seja escrevendo, dirigindo ou atuando. Em 2017, lançou seu primeiro livro, “Aurélio e o Grande Mistério”, uma dramaturgia infanto-juvenil que faz parte de um projeto de incentivo à leitura de textos teatrais por crianças, pais e educadores, com a missão de resgatar o fazer teatral na educação infantil. Entre peças, roteiros para TV e cinema, textos publicitários, artigos acadêmicos, contos e demais produções literárias, “Crônicas de um corpo em chamas”, publicado pela IBI Literrário, já mostra no jovem escritor uma maturidade narrativa e uma identidade única, dando vida a inusitados personagens em um trajetória que brinca com as palavras e causa reflexões existenciais acerca do “ser”.
Paulo César da Mota Pereira nasceu em Bögen, Alemanha, em 1972, e veio para Portugal muito cedo; vive em Braga desde então. Formou-se em Humanidades, na Universidade Católica de Braga, e é professor de Português, Latim e Grego. Atualmente, trabalha no Agrupamento de Escolas de Lousada, lecionando a disciplina de Português ao Ensino Secundário. Em 2013, publicou o livro de contos “Lobo mau ataca a República dos três porquinhos” em Portugal. Em 2022, o livro vem a ser publicado no Brasil através do edital Linha de Apoio à Edição 2022 da DGLAB-Cultura, com lançamento na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O livro, publicado pela IBI Literrário, traz pequenas histórias irônicas, divertidas, críticas e, até mesmo, absurdas.
Reinaldo Delgado é natural de Leça da Palmeira, nascido em 1950, é autor de “Sinistros Marítimos no país e no estrangeiro 1786-1996”. Entre os anos de 1969 e 2005, trabalhou em agências de navegação no atendimento portuário a navios de diversos tipos e nacionalidades; é membro fundador e participante da direção da Associação GANNO (Grupo de Arqueologia Naval do Noroeste) e autor do Blogger Navios&Navegadores, criado em 2008, para a divulgação de assuntos de temática marítima, além de ser colaborador local da Revista de Marinha. Seu livro, apoiado pela Direção Regional de Cultura do Norte, faz uma revisão de todos os sinistros marítimos ocorridos, contribuindo para a memória e preservação da cultura náutica em Portugal.
Carola Castro nasceu em Contagem/MG, em 1987, e é produtora cultural, editora e escritora. É Mestre em Direito e Bacharel em Ciências do Estado pela Faculdade de Direito da UFMG, além de sócio-fundadora da IBI Literrário e da Nonada Criações. Vive em trânsito entre Minas Gerais, no Brasil, e a cidade do Porto, em Portugal. Seu primeiro livro, “No sertão azul - caderno I”, de 2018, foi apoiado pelo fundo municipal de incentivo à cultura de Contagem. Escrito em fluxo poético, narra a trajetória de Hera em busca da ancestralidade e da história que lhe foi negada.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
109,423,811