"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Concertos

Jorge Moniz apresenta ao vivo "Cinematheque"

O músico e compositor Jorge Moniz cujo percurso se tem desenvolvido em múltiplas linguagens musicais, que vão do pop ao jazz, apresenta o seu mais recente álbum “Cinematheque” no dia 1 de outubro, Dia Mundial da Música, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal.

1 Out 2022  |  21h30

Auditório Municipal Fórum Cultural do Seixal
Fórum Cultural do Seixal
Setúbal

“Este é um disco iluminado para percebermos um tempo onde, no meio do ruído e da falta de memória, é preciso recuperar esta última com doses reforçadas de melodia. É assim que se faz a banda sonora dos sonhos e pesadelos dos seres humanos…É, no seu todo, uma obra de alquimia requintada” – Jornal Económico

O disco que tem sido aclamado pela crítica nacional e internacional dá continuidade à formação clássica do músico e revela as suas últimas experiências numa linguagem mais próxima do universo erudito, nomeadamente através da instrumentação para piano, quarteto de cordas, clarinete baixo e voz, a que se juntam discretas sonoridades eletrónicas.

As obras que dão corpo a este projeto revelam uma sonoridade próxima de uma atmosfera cinematográfica de toada melancólica e contemplativa, resultado de um introspetivo processo composicional. A abordagem musical é complementada com uma forte componente visual, quer através do desenho de luz como de imagens projetadas em tela, numa estreita colaboração com o realizador Fernando Silva e com Chris Bigg na edição discográfica.

“Cinematheque” apresenta uma linguagem íntima que define a visão pessoal do músico Jorge Moniz de uma nova música de câmara. O compositor transporta os ouvintes através de paisagens altamente poéticas. O título desta coleção de música não poderia ser mais adequado, uma vez que o poder evocativo da música é muito forte. Entre estes temas instrumentais podemos encontrar “Dreams”, com a voz da talentosa Inês Jacques.

No dia 1 de outubro no Fórum Cultural do Seixal, Jorge Moniz vai estar ao piano e acompanhado por músicos de excelência: Jorge Vinhas e Francisco Ramos no violino, Joana Tavares na viola, Emídio Coutinho no violoncelo, Inês Jacques nos sintetizadores e voz e Luís Gomes no clarinete baixo.

A entrada é livre, mediante reserva prévia através do formulário online em https://www.cm-seixal.pt/evento/jorge-moniz-cinematheque

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "MELHORES AMIGAS"

Em parceria com a Zero em Comportamento, oferecemos 5 bilhetes duplos para ver o FILME DO MÊS, no próximo dia 10 de dezembro (sábado), pelas 18h00, na Biblioteca de Alcântara.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo VIGNETTE

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o evento que terá lugar no próximo dia 9 de dezembro (sexta-feira), pelas 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
73,335,221