"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Michel Montaigne: Sobre Educação

Os Ensaios são um clássico incontornável da literatura, da filosofia e da cultura.

7 Fev 2023  |  19h00

Brotéria
Rua de São Pedro de Alcântara, 3 - 1250-237 Lisboa
Preço
Entrada livre

Irónico, sem travões e sempre mordaz, Montaigne apresenta ao leitor a sua obra colossal de três volumes como um inútil retrato de si ao espelho, uma coleção dos seus pensamentos dispersos, expressos de forma natural e despreocupada e que apenas pode interessar aos seus parentes mais próximos que queiram guardar dele alguma memória viva. Mas parece que desde o início da sua publicação em 1580, ao longo de sucessivas gerações, muitos desprezaram o seu conselho de não passar da primeira página. Propomo-nos nesta sessão fazer o mesmo, através da leitura do importante e famoso ensaio “Sobre a educação das crianças”, o mais longo ensaio do primeiro volume.

Vasco Cordovil Cardoso
Doutorando em Filosofia na FCSH, investigador no IEF-UC. Está a estudar, com o apoio da FCT, a pertinência filosófica da obra de G. K. Chesterton, em particular no que diz respeito à possibilidade humana de acesso à verdade. A sua tese de mestrado em Filosofia Geral foi sobre o conceito de vontade de verdade nas Confissões de Santo Agostinho e, antes de começar o doutoramento, foi professor de Filosofia no Ensino Secundário.

Seminário Pensar a Educação
O que é educar alguém? Como se educa? Para que é que se educa? Que lugar tem a educação na cultura e que lugar tem a cultura na educação? Estas são as perguntas centrais que conduzem este seminário em que se pensam e discutem temas ligados com educação, através da análise e discussão de textos filosóficos, literários e outros. Através destes encontros, pretende-se abrir um espaço de reflexão e diálogo sobre educação e assuntos relacionados, partindo de textos clássicos e contemporâneos, mais e menos conhecidos. Uma oportunidade para os participantes não só se familiarizarem com várias possibilidades de leitura do desafio educativo como também para enfrentar as suas grandes questões e analisar criticamente as respostas que foram sendo encontradas. Recomenda-se a leitura prévia dos textos de cada sessão, que serão disponibilizados aos participantes.

Coordenação científica: Joana Corrêa Monteiro (Nova SBE + FLUL, APECEF), Simão Lucas Pires (Nova FCSH, APECEF), Vasco Cordovil Cardoso (Nova FCSH), José Leitão (APECEF)

Duração: 1h30
+ Info
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,909,613