"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Presença romena na 6ª edição da Feira Internacional de Arte Contemporânea ARCOlisboa

Entre 25 e 28 de maio de 2023, a Galeria Anca Poterasu participa, com o apoio do Instituto Cultural Romeno em Lisboa, na 6ª edição da feira internacional de arte contemporânea ARCOlisboa, organizada na capital portuguesa.

25 Mai a 28 Mai 2023

Cordoaria Nacional
Av. da Índia, 1300-598 Lisboa
Visto que Lisboa é uma das capitais culturais europeias que atrai cada vez mais colecionadores de arte e jovens artistas, a conceituada feira internacional de arte ARCOmadrid expandiu-se desde 2016 para Lisboa, onde é organizada em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa e a Fundação EDP, na Cordoaria Nacional – antiga fábrica real de cordas para navios, transformada num espaço de feiras e exposições não convencionais.

A Galeria Anca Poterasu, fundada em maio de 2011, é moldada em torno do seu núcleo – artistas de artes visuais contemporâneas da Roménia – e apoia artistas e o seu processo criativo a longo prazo, quer seja pintura, criações multimédia, escultura, performance, fotografia, arte sonora ou videoarte. Anca Poterasu, membro fundador da Associação Romena de Arte Contemporânea, iniciou um dos primeiros projetos de residências artísticas internacionais na Roménia, um projeto financiado pela EEA Grant no âmbito do programa RO_CULTURE. A Galeria Anca Poterasu realizou mais de 60 exposições com um programa curatorial excecional, incluindo o projeto "ARAC Project Space", realizado com sucesso em Leipzig. Em 2021, o projeto continuou com a organização de residências artísticas em Bruxelas, com uma exposição num espaço central de arte da capital belga. As suas colaborações com instituições como o Governo da Roménia, o Instituto Cultural Romeno, a Embaixada da Alemanha em Bucareste, o Instituto Cultural Goethe, o Instituto Cultural Francês, o Instituto Húngaro em Bucareste, o Fórum Cultural Austríaco em Bucareste, ou a participação na Aliança Europeia de Academias, posicionam a Galeria Anca Poterasu como um dos espaços artísticos mais importantes da Roménia.

A galeria apresentará na ARCOlisboa 2023 as obras das artistas: Oana Cosug e Yasmina Assbane.

Oana Cosug nasceu em 1979 na Roménia, mas vive e trabalha em Bruxelas, Bélgica. Estudou pintura na Universidade Nacional de Belas Artes de Bucareste e mais tarde continuou os seus estudos em Bruxelas. Em 2009 obteve o mestrado em Teoria e Prática da Arte na Academia Real de Belas Artes de Bruxelas. Realizou numerosas exposições coletivas em Bruxelas (B-Gallery, Galerie Actionfields, Art'Contest, Croxhapox em Gante, Galerie d'Ys e Artitude) e em Bucareste (MNAC, Apollo, Galeria Assemblage, O Lar da Arte, etc.). Exposições pessoais (seleção): Landscape (Galeria Artitude, Bruxelas, 2015), Drawings (ICR Tel Aviv, Israel, 2014), Paintings / Drawings (Museu de Arte Visual, Galati, 2012), Blue face (Galeria Artsenzafine, Milão, 2010), My shadow (Galeria Artsenzafine, Tóquio, Japão, 2008), ExPosition (Atelier 35, Bucareste). Esteve presente em várias residências artísticas (Destelheide, Tescani, Delta do Danúbio, Gante) e participou em 2012 na exposição organizada pela CanvasCollectie / The RTBF Collection em Bozar. No mesmo ano, recebeu o Primeiro Prémio na Bienal Internacional de Desenho Contemporâneo de Namur, Bélgica (ex aequo: Oana Cosug e Anya Belyat-Giunta).
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,926,686