"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Outras

A Intimidade em época romana (séculos I a.C. - IV d.C.)

Pretende-se, com esta breve apresentação explorar como a iconografia erótica/sexual permite perspetivar a sexualidade em época romana como um dos muitos instrumentos do processo de domínio e aculturação encetado por Roma, na subjugação de outros povos.

24 Fev 2024  |  17h00

Museu de Lisboa - Teatro Romano
Rua de S. Mamede, 3A, 1100-532 Lisboa
A sexualidade, o corpo e o género constituem focos de debate cultural e social, interferindo, igualmente, na esfera da política e da economia. A dialética que atualmente existe em torno destas questões poderá ser contemporizada com a sociedade clássica, salvaguardando os devidos distanciamentos a nível concetual e mental, evitando possíveis erros anacrónicos a que estes assuntos têm, ultimamente, sido alvo.

Pretende-se, com esta breve apresentação explorar como a iconografia erótica/sexual permite perspetivar a sexualidade em época romana como um dos muitos instrumentos do processo de domínio e aculturação encetado por Roma, na subjugação de outros povos. A cultura visual associada às relações sexuais poderá contribuir, no espaço mais ocidental do império, para a criação de um discurso específico relativo a uma sexualidade provincial e plural como, aliás, se verifica em outras províncias do Império Romano.

Dada a inexistência de trabalhos deste cariz para o território português, o presente debate torna-se fulcral na obtenção de informação útil no estudo das identidades sexuais romanas regionais.

>> Mais informações
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,084,061