"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Passeios e Visitas

Exposições

Visita Guiada à exposição "Olisipógrafos. Cronistas de Lisboa"

Exposição sobre a vida e a obra dos nomes mais destacados da Olisipografia, como Júlio de Castilho, Gustavo Matos Sequeira e Augusto Vieira da Silva, suas ligações à Câmara Municipal de Lisboa e o modo como a Olisipografia surgiu a partir do final séc. XIX.

19 Jan 2024  |  15h00

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83, 1749-081 Lisboa
Preço
Entrada livre
EXPOSIÇÃO | 26 set. - 20 jan. '24 | Inauguração: 26 set. '23, 18h00 | Sala de Referência | Entrada livre
VISITAS GUIADAS | 16 e 19 jan. '24 | 15h00 | Gratuitas, mas com inscrição obrigatória para o endereço de correio eletrónico geo@cm-lisboa.pt

A publicação da obra Lisboa Antiga: Bairro Alto (1879) por Júlio de Castilho, trabalho inteiramente dedicado à história de um dos bairros mais antigos de Lisboa, constituiu a primeira pedra na afirmação de uma nova disciplina emergente, dedicada à história da cidade de Lisboa – a Olisipografia.

A feição inovadora deste estudo conferiu ao seu autor o epíteto de «mestre da olisipografia», cujo mérito foi inteiramente reconhecido pelos investigadores que se lhe seguiram nos estudos históricos da cidade nas suas múltiplas vertentes e leituras.

Na maioria das obras de olisipografia ressalta a profunda ligação emocional dos autores com o objeto de estudo e a intenção de partilhar o conhecimento com um público alargado e heterogéneo. Esta é a base da olisipografia: a circulação do conhecimento fora dos circuitos fechados da academia.

Esta exposição resulta da investigação desenvolvida no projeto homónimo que estudou a vida e a obra dos principais olisipógrafos, investigadores que se ocuparam do estudo de Lisboa nas suas vertentes histórica, sociológica, urbanística, arquitetónica, etc., bem como as suas ligações à Câmara Municipal de Lisboa, e o modo como a Olisipografia surgiu a partir do final século XIX. O projeto procede de uma parceria entre o Instituto de História da Arte da NOVA FCSH (grupo de investigação LxSt – Lisbon Studies) e a Câmara Municipal de Lisboa / Departamento de Património Cultural, à qual se juntaram o Arquivo Nacional da Torre do Tombo e Biblioteca Nacional de Portugal, instituições onde se encontram os mais importantes espólios que foram estudados e tratados arquivisticamente a este propósito.

VISITAS GUIADAS
- 16 jan. | 15h00
- 19 jan. | 15h00

As visitas serão acompanhadas por Helia Silva, Raquel Seixas e Tiago Lourenço e são de entrada gratuita, mas obrigam a inscrição prévia para o endereço eletrónico geo@cm-lisboa.pt.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "A RATOEIRA"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos 5 bilhetes duplos para a sessão de dia 16 de outubro (quinta-feira), às 21h00, no Centro Cultural Malaposta.

Passatempo

Ganhe convites para o concerto "Paisagens Marítimas"

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Paisagens Marítimas", que se realiza no próximo dia 10 de outubro (sexta-feira) às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "JANTAR DE IDIOTAS"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos 5 bilhetes duplos para a sessão de dia 12 de outubro (domingo), às 21h00, no Coliseu Porto Ageas. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
113,662,339