Esta exposição tem como objetivo celebrar a devoção e o folclore que permeiam as festividades dos Santos Populares, um pouco por todo o país e simultaneamente divulgar e promover o artesanato genuinamente português.
Os três santos mais populares entre os portugueses, especialmente durante as festas dos Santos Populares, são Santo António, São João e São Pedro. O primeiro, Santo António, também conhecido como Santo António de Lisboa ou de Pádua, é especialmente venerado em Lisboa, onde nasceu, e é conhecido como o santo casamenteiro. De igual modo, São João Batista é celebrado com festividades populares em todo o país, mas especialmente no Porto, onde as celebrações são particularmente animadas em que não faltam os martelinhos e o alho-porro! Por fim, a terminar o calendário das festividades, vem o São Pedro, padroeiro dos pescadores, celebrado sobretudo em diversas localidades costeiras, de Norte a Sul do País, incluindo os Açores. No Montijo, as Festas Populares de São Pedro, considerado o maior evento do concelho, decorrem entre a última semana de junho e a primeira de julho, convidando todos os que nos visitam à festa e à folia, onde se cumprem, as memórias e as tradições montijenses.
As festividades dos Santos Populares são marcadas por comida tradicional, música, dança, arraiais, desfiles, procissões, fogueiras, múltiplas manifestações entre o plano sagrado e o profano, representando uma das tradições mais animadas e acarinhadas em Portugal.