"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

XVI Exposição Santos na Casa

Nesta 16ª edição da exposição de artesanato português, SANTOS NA CASA, cuja tema é dedicado à temática dos Santos Populares – Santo António, São João e São Pedro, o visitante poderá admirar a rica tradição cultural e religiosa de Portugal, cuja identidade se revê na variedade de formas e expressões, que os artesãos e artistas, aqui presentes, partilham connosco, através do seu talento e criatividade. 

13 Jun a 5 Jul 2024

Ermida de Santo António
Montijo
Preço
Entrada livre

Esta exposição tem como objetivo celebrar a devoção e o folclore que permeiam as festividades dos Santos Populares, um pouco por todo o país e simultaneamente divulgar e promover o artesanato genuinamente português.

Os três santos mais populares entre os portugueses, especialmente durante as festas dos Santos Populares, são Santo António, São João e São Pedro. O primeiro, Santo António, também conhecido como Santo António de Lisboa ou de Pádua, é especialmente venerado em Lisboa, onde nasceu, e é conhecido como o santo casamenteiro. De igual modo, São João Batista é celebrado com festividades populares em todo o país, mas especialmente no Porto, onde as celebrações são particularmente animadas em que não faltam os martelinhos e o alho-porro! Por fim, a terminar o calendário das festividades, vem o São Pedro, padroeiro dos pescadores, celebrado sobretudo em diversas localidades costeiras, de Norte a Sul do País, incluindo os Açores. No Montijo, as Festas Populares de São Pedro, considerado o maior evento do concelho, decorrem entre a última semana de junho e a primeira de julho, convidando todos os que nos visitam à festa e à folia, onde se cumprem, as memórias e as tradições montijenses.

As festividades dos Santos Populares são marcadas por comida tradicional, música, dança, arraiais, desfiles, procissões, fogueiras, múltiplas manifestações entre o plano sagrado e o profano, representando uma das tradições mais animadas e acarinhadas em Portugal.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
93,303,975