"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Até por Mim Mesmo já me Fiz Passar

Retrospetiva da obra de Arlindo Fagundes.

15 Mai a 14 Jun 2025

Biblioteca de Alcântara - José Dias Coelho
R. José Dias Coelho 27-29, 1300-327 Lisboa
Preço
Entrada livre

Conhecido hoje sobretudo pelo trabalho que desenvolveu na ilustração, Arlindo Fagundes era um artista que se manifestou de múltiplas formas, através de várias disciplinas: da cerâmica à banda desenhada, passando pela ilustração, o desenho e a pintura.

O conjunto que agora se apresenta, uma retrospetiva que recupera obras de diferentes épocas, tem, porém, elementos que lhe conferem uma óbvia coerência: as obras demonstram o seu gosto confesso pela “bonecada”, e o humor, ironia e irreverência que marcaram não só o seu percurso artístico, mas também a sua postura política e social.

Em Até por Mim Mesmo já me Fiz Passar é possível ver algumas das peças de cerâmicas mais marcantes do percurso de Arlindo Fagundes enquanto ceramista. O elefante, o árbitro, a freira e o padre são apenas alguns exemplos do trabalho que encarava como sendo o de “um artesão” e que, atualmente, se encontram em museus nacionais e estrangeiros.

Horários em blx.cm-lisboa.pt

Curadoria de Maria Augusta Lima Cruz

Fonte: AgendaLX
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
107,525,948