"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

Alunos da Act apresentam filmes na Cinemateca

Curtas-metragens “Benvinda” e “Eu Condeno-te à Morte”, interpretadas pelos alunos finalistas do curso profissional de atores da Act, podem ser vistas na Sala Félix Ribeiro da Cinemateca Portuguesa, a 22 de setembro, às 21h30.

22 Set 2025  |  10h58

Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
Rua Barata Salgueiro, 39, 1269-059 Lisboa
Os filmes interpretados pelos alunos finalistas 2022/2025 do curso profissional da Act – Escola de Actores vão ser apresentados numa sessão pública de ante-estreia, no próximo dia 22 de setembro, às 21h30, na Sala Félix Ribeiro da Cinemateca Portuguesa. O trabalho, realizado no atelier Práticas de Plateau de Cinema, deu origem às curtas-metragens “Eu Condeno-te à Morte”, realizada por Rui Pedro Sousa, e “Benvinda”, por Miguel Sales Lopes.

Todos os anos são convidados realizadores diferentes para este atelier. “O mote que foi lançado aos dois realizadores convidados deste ano foi partir de uma causa social à escolha”, diz Patrícia Vasconcelos, diretora da Act. Nesse sentido, ambas as curtas são focadas na temática dos refugiados e da imigração em Portugal e na Europa.

O atelier de Práticas de Plateau de Cinema consiste na preparação e rodagem de um filme. Para além do seu trabalho como atores, todos os alunos têm de passar pelos vários departamentos de uma equipa de cinema – direção de fotografia, operador e assistente de câmara, guarda-roupa, som, etc.

“Estes trabalhos são um orgulho para a Act e testemunham o talento e o potencial destes jovens atores. O facto de sermos acolhidos na mítica Cinemateca Portuguesa acrescenta ainda um significado especial a este momento”, explica Patrícia Vasconcelos.

Os bilhetes para a sessão podem ser adquiridos na BOL e na bilheteira da Cinemateca.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
112,645,798