"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Colóquio Internacional "Direito à literatura"

A quem pertence a literatura? Seria a expressão literária restrita aos círculos das pessoas cultas? Raymond Williams fornece algumas pistas para responder de forma satisfatória a questões como estas. Num belíssimo ensaio, o pensador desenvolve um argumento enunciado já no título: “A cultura é algo comum”. Trata-se de uma defesa enfática da democratização do acesso à cultura e à sua produção.

9 Out 2025  |  14h00

Online
Preço
Entrada livre
Instigados por questões como estas, foram reunidas contribuições académicas relevantes com o objetivo de problematizar e refletir sobre o direito à literatura, concebida como parte de uma conceção de cultura como algo comum. Afinal, entendemos a literatura também como o direito à fabulação, nos seus mais variados géneros e narrativas, reconhecendo que se há algo que não se pode negar a qualquer ser humano é a sua capacidade criativa.

O colóquio internacional "Direito à literatura" é organizado pelo Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta e decorrerá no dia 9 de outubro, entre as 14h e as 18h (hora de Lisboa, GMT/UTC: +01) e terá como participantes Adriano Duarte, Ana Isabel Pinto, Antonio Carlos Silva, Carina Rodrigues, Denilson Botelho, Kelly Yshida, Maria de Fátima Marinho, Poliana dos Santos e Vanessa Ribeiro Simon Cavalcanti, que apresentarão e discutirão os seus artigos recentemente publicados no número 14 da Revista e-Letras com Vida (e-Letras com Vida — Revista de Estudos Globais: Humanidades, Ciências e Artes).
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "A RATOEIRA"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos 5 bilhetes duplos para a sessão de dia 16 de outubro (quinta-feira), às 21h00, no Centro Cultural Malaposta.

Visitas
113,543,613