"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

DISC 2025: Conferência internacional de guionismo regressa a Cascais com estrelas mundiais

A Disrupt Industry Screenwriting Conference (DISC), primeira conferência internacional de guionismo em Portugal, organizada pela escola norte-americana de guionismo Regan Film Institute, regressa este ano ao Centro Cultural de Cascais e ao Hotel Pestana Cidadela e conta não só com estrelas do guionismo mundial, como com grandes nomes do teatro e da construção narrativa como Manuela Cantuária, Ary Zara, Annetta Laufer, Regan Humphrey, Dr. John Scott, Dr. Misan Sagay, entre outros

7 Nov a 9 Nov 2025

Centro Cultural de Cascais e Hotel Pestana Cidadela
Cascais

A Disrupt Industry Screenwriting Conference (DISC) é um evento bienal com o objetivo de inspirar e capacitar guionistas, dramaturgos e escritores, de todos os níveis, ao proporcionar ferramentas, encontros e trocas criativas. A proposta é “transformar narrativas e redefinir o futuro do cinema.” Durante três dias, guionistas, cineastas e criativos de todo o mundo estarão juntos em palestras, oficinas, conversas sobre a arte de contar uma história de forma ousada, inclusiva e inovadora. O evento é gratuito para estudantes maiores de 18 anos com uma taxa de inscrição de €10. 

Entre os convidados, destaca-se a guionista e escritora brasileira, Manuela Cantuária, responsável pela série “As Seguidoras”, escreveu para o Porta dos Fundos e para a Folha de São Paulo. Cantuária apresenta a sessão “From Object to Subject- Rethinking the Female Character”, sobre personagens femininas complexas. O guionista e realizador português, Ary Zara, estará presente para o visionamento da sua curta “Caroço de Abacate” e um Q&A. Dr. Jessica Litwak apresentará “The H.E.A.T. Workshop: Creating Socially Engaged Theater and Film” e Dr. John Scott falará sobre o Teatro do Oprimido. Diogo Camões, da Academia Portuguesa de Cinema, será responsável pela palestra: “Doors Ajar: Equity, Access, and Politics of Representation in Cinema”. Em "Censorship and Storytelling: Fighting for the Freedom to Create," Misan Sagay irá explorar a onda crescente de censura e, com base no seu trabalho com bibliotecários que resistem à proibição de livros, mostrará como argumentistas e cineastas podem defender a liberdade de expressão e ultrapassar o medo. A guionista e realizadora britânica Annetta Laufer (Berlinale Talent 2021) guiar-nos-á através do seu percurso multicultural, e Regan Humphreyabrirá o evento com “Creating the Future in Times of Fire” e, mais tarde, uma muito esperada oficina: “Sex for Screenwriters”. A banda havaiana de jazz experimental, Red Nova, fará a sua estreia em Portugal durante a DISC 2025 numa actuação no Hotel Pestana Cidadela no sábado, dia 8 de novembro, às 20h. A Axam Dance Theater Experience estará mais uma vez na DISC. A Regan Film Institute estabelece este ano uma parceria com Imigratoria, uma produtora que representa imigrantes brasileiros.

Sucesso da edição anterior

Em 2023, na primeira edição, a DISC 2023 foi elogiada não só por participantes, mas também pelo meio cinematográfico e televisivo português. Os participantes vieram de várias cidades de Portugal e dos EUA, alguns do Reino Unido e do Brasil, sendo que a maioria eram guionistas, realizadores, actores, jornalistas, empresários, publicitários, estudantes e professores universitários. “Senti esta conferência quase como um retiro espiritual,” disse o actor, realizador e guionista de Chaves, Rúben Sevivas. A estudante e realizadora lisboeta, Joana Monteiro Azevedo, disse que “esta conferência deu-me vontade de ir para casa e escrever, escrever, escrever.” A DISC 2025 promete tudo isto e muito mais.

>> Saiba mais AQUI

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
115,133,230