Exposições
Mitos, afetos e sexualidades clássicas
Esta mostra com a curadoria de André Murraças convida a uma viagem ao mundo greco-romano, onde os deuses amavam livremente e os afetos não conheciam armários.
6 Nov a 18 Jan 2026
Ao longo de várias paragens temáticas, André Murraças desafia a mergulhar em mitos apaixonantes como o de Ganimedes e Zeus ou Apolo e Jacinto. Através de peças do acervo do Museu de Lisboa - Teatro Romano, textos clássicos, imagens e objetos contemporâneos, cada momento conta uma história, apresenta os seus protagonistas e estabelece pontes entre o passado e a sociedade atual.
Entre representações artísticas, leituras de excertos de Homero, Ovídio, Safo ou Eurípides, e referências modernas como Memórias de Adriano de Marguerite Yourcenar, O Canto de Aquiles de Madeline Miller, ou o cinema de Fellini, este projeto propõe um olhar mais inclusivo e sensível sobre as sexualidades na Antiguidade e sobre a forma como esses afetos continuam a ressoar hoje.
A mostra está integrada no projeto O Museu Fora do Armário, que começou em setembro de 2024 na Casa Fernando Pessoa. Seguiu-se em novembro de 2024 um programa de visitas no Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, ainda em curso com visitas agendadas até ao final de 2026. Em setembro de 2025, deu origem à exposição Que género de roupa é essa, nos jardins do Museu Nacional do Teatro e da Dança. O projeto ganhou o Prémio Acesso Cultura - Mickaella Dantas 2025.
Com o apoio da CCDRLVT, esta iniciativa inclui também a edição da revista Marginália, que vai já no seu quarto número.
+ informações

