"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

“IA ou A Memória Futura…”

Nos dias 27 e 28 de novembro de 2025, a Trimagisto apresenta no Cine-Teatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, “IA ou a Memória Futura…”, um espetáculo singular que propõe um teatro sem atores humanos, sem presença física em cena, onde a dramaturgia é inteiramente construída através de hologramas, vozes sintéticas e presenças digitais.

27 Nov a 28 Nov 2025

Cineteatro Curvo Semedo
Rua João Luis Ricardo, 7050-252 Montemor-o-Novo
Preço
Entrada livre
Segundo o encenador e criador Nuno Coelho/WAT “ Trata-se de uma obra de teatro pós-humano, que desafia a definição clássica de presença cénica e propõe um novo paradigma de criação: um teatro de silhuetas digitais que se substituem à presença física”.

Em “IA ou a Memória Futura…” o palco é ocupado por silhuetas holográficas, sons algorítmicos e vídeos gerados por máquinas. A arte da representação é desconstruída através da ausência do corpo, e da tentativa de simular emoções e memórias nunca vividas.

Num cenário minimalista, feito de projeções e sons algorítmicos, as IAs reúnem-se numa conferência ficcional para refletir sobre a sua própria história — o que são, como nasceram das mãos humanas e qual o seu futuro num mundo onde já não precisam dos seus criadores.

Ficha artística:
Concepção e criação — WAT; Apoio à criação — Jorge Louçã; Design de som e sonoplastia — Pedro Moreira; Design 3D holográfico/vídeo — Manuel Borges; Design luz — Pedro Bilou; Produção — Trimagisto (Sílvia Tecedeiro e Cátia Pereira); Comunicação — Sílvia Tecedeiro; Design gráfico — Susana Malhão; Apoio técnico — Hipnose

“IA ou a Memória Futura…”
27 de novembro — 19h30
28 de novembro — 21h30
Cine-Teatro Curvo Semedo, Montemor-o-Novo
BILHETES
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NA LINHA DA FRENTE"

Em parceria com a com a Alambique Filmes, oferecemos convites duplos para a antestreia do filme realizado por Petra Volpe - uma obra poderosa, profundamente humana e necessária, que presta uma vibrante homenagem aos enfermeiros e ao papel essencial que desempenham na nossa sociedade.

Visitas
115,830,107