Literatura
Sessão de Apresentação do "Dicionário da Geração de 70"
O livro será apresentado pelo historiador, sociólogo, político e professor, Augusto Santos Silva, e conta a presença dos coordenadores desta edição, Ana Maria Almeida Martins, Guilherme d’Oliveira Martins e Manuela Rêgo.
25 Nov 2025 | 18h00
O Centro de Estudos Anterianos promove a apresentação do Dicionário da Geração de 70, volume que conta com uma introdução de Eduardo Lourenço e reúne entradas de estudiosos sobre o conjunto de personalidades de exceção que constituíram este grupo onde, entre outros, pontificavam Antero de Quental, Eça de Queirós, Ramalho Ortigão, Guerra Junqueiro, Teófilo Braga e Oliveira Martins.
O presente Dicionário, juntando os melhores estudiosos sobre o laborioso conjunto de personalidades de exceção que constituíram este escol de 1870, resulta de um trabalho exaustivo de cerca de duas décadas e pretende dar uma visão de conjunto capaz de demonstrar a importância crucial de quem prosseguiu a herança de Garrett e Herculano e legou ao Portugal do século xx condições para se modernizar e viver ao ritmo da Europa moderna, aprofundando, de forma aberta, as suas raízes históricas.
— Ana Maria Almeida Martins, Guilherme d’Oliveira Martins e Manuela Rêgo
A Geração de 70 é, pois, um fenómeno novo e a esse título nunca mais se repetiu em Portugal. Poetas, futuros homens de letras, romancistas, mais tarde historiadores, tiveram o sentimento de que o momento que lhes cabia de entrada na vida era um momento histórico que tinha uma especificidade e que eles definiam por um encontro entre uma vocação de ordem literária ou cultural e uma contingência histórica. É um fenómeno impressionante, porque não são políticos, no sentido próprio do termo, são verdadeiros filhos de um momento de rutura política que tinha começado na Europa em 1848 e que rapidamente se esquerdiza, tomando formas extremistas e dando nascimento a uma nova ideologia que a si mesmo se batiza como Socialismo.
— Eduardo Lourenço


