Exposições
Ryuichi Sakamoto | Ourives do som e do silêncio
Depois das homenagens a Raymond Scott, Delia Derbyshire e Tony Allen, a Sala do Capítulo do Museu de Leiria abre agora o último capítulo deste ano, entre os dias 6 de dezembro e 22 de fevereiro de 2026, desta vez dedicado a um dos mais influentes criadores da música contemporânea: Ryuichi Sakamoto.
6 Dez a 22 Fev 2026
Ryuichi Sakamoto (1952–2023) cresceu entre o caos vibrante de Tóquio e a delicadeza impressionista de Debussy e, desde cedo, mostrou uma curiosidade quase científica pelo som.
No Conservatório aprofundou música clássica, etnomusicologia e eletrónica, cruzando Bach com Kraftwerk, o gamelão com a síntese analógica. Os professores recordam-no como “o aluno que nunca aceitou fronteiras”.
Com os Yellow Magic Orchestra inaugurou e revolucionou a eletrónica divertida, visionária e profundamente influente. Uma ponte entre Oriente e Ocidente que marcou o techno, o synth-pop e a linguagem sonora dos videojogos. No cinema, de Merry Christmas, Mr. Lawrence a The Last Emperor, revelou uma capacidade rara de transformar a fragilidade humana em música.
Para este último Capítulo, o artista visual Paulo Fuentez é convidado a criar uma capa inédita que capta o espírito de Sakamoto, da sua delicadeza, o silêncio, a tecnologia e a natureza em diálogo. A Casota Collective cria um espetáculo, onde imagina como soaria um álbum de Sakamoto nos dias de hoje, recria o seu universo sensorial através de som e imagem. Esta criação sobe ao palco no dia 14 de dezembro, integrando uma exposição que permanece patente até 22 de fevereiro de 2026.
Capítulo é uma iniciativa da CCER MAIS, CRL com co-produção do Museu de Leiria e co-financiada pela Direcção Geral das Artes e Município de Leiria.
Instagram Omnichord
Instagram Museu de Leiria
Facebook Omnichord
Facebook Museu de Leiria

