Literatura
120 anos da Livraria Lello com entrada livre
A livraria mais bonita do mundo faz anos, mas quem recebe as prendas são os leitores. No dia 13 de janeiro, para assinalar os 120 anos da Livraria Lello, a entrada é livre e os primeiros 120 visitantes irão receber um livro de forma gratuita.
13 Jan 2026 | 09h30
Durante todo o ano, a Livraria Lello transforma visitantes em leitores. Para visitar esta livraria histórica, basta adquirir um ticket-voucher no site da Livraria, cujo valor é totalmente dedutível em qualquer livro. Neste dia especial em que a Livraria Lello completa 120 anos, serão oferecidos 120 livros — tantos quantas as velas do bolo. E não será um livro qualquer. Será uma edição especial e comemorativa, cujo título será revelado no dia.
O dia de aniversário servirá para revelar várias novidades — e todas elas ligam o património cultural rico da Livraria Lello ao futuro da cidade e do mundo, reforçando a ligação profunda desta casa com o Porto.
A Livraria revela apenas que será um dia com doces que apelam à nostalgia de muitos, mas com um olhar muito virado para o futuro.
2026, um ano de crescimento
O ano de 2026 será de crescimento para esta casa centenária, como já foi anunciado. Este ano, a Livraria Lello inicia a sua expansão estrutural, com projeto assinado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira. Com o aumento da área da Livraria, os visitantes verão a sua acessibilidade melhorada, terão contacto com mais eventos culturais e, claro, com mais livros.
Como prenda antecipada, a Livraria Lello já partilhou o seu novo podcast, o “Palavrão”. Conduzido por Magda Cruz e com música original de Cláudia Pascoal, o podcast vem desconstruir os palavrões das artes (como Cultura, Arquitetura ou Moda). O primeiro episódio estreia no dia 13 de janeiro, logo pela manhã, e o trailer já está disponível em todas as plataformas.
Sobre a Livraria Lello
Fundada em 1906, a Livraria Lello é um ícone cultural e arquitetónico do Porto, reconhecida mundialmente como a livraria mais bonita do mundo. Com o compromisso de inspirar o mundo a ler, a Livraria Lello continua a promover a leitura como um ato de cultura, arte e solidariedade.
A Livraria Lello acredita que, através dos livros, é possível transformar o mundo. Em 2024, foi alcançada, pela primeira vez, a meta de um milhão de livros vendidos.
Todos os dias, a Livraria Lello recebe mais de 3 500 pessoas, vindas de mais de 200 países. De acordo com os dados mais recentes, quem mais visita a livraria são os nossos vizinhos espanhóis, seguidos dos norte-americanos, e, logo a seguir, os portugueses. O top 5 é completado com visitantes de nacionalidade francesa e inglesa.

