Literatura
"A pintura e a negação do sublime. Malevich e a verdade não-figurativa"
No dia 23 de janeiro realiza-se a apresentação do livro do Professor José Quaresma, sessão que conta com a participação do Professor Fernando Paulo Rosa Dias, da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
23 Jan 2026 | 18h00
Partindo de uma forte tradição filosófica, estética e literária relativa ao tema do sublime, trata-se de uma reflexão que desenvolve conexões possíveis entre a pintura e algumas ocorrências de sublimidade, explorando situações de radicalidade estética, de despojamento plástico e de tensão subjetiva. Detendo-se em particular no suprematismo de Malevich, este ensaio trata das provocações picturais ao sublime e da autocrítica da pintura como atitude passível de lhe pertencer.
José Quaresma nasceu em Santarém, em 1965. Licenciou-se em Pintura na ESBAL em 1996. Em 2001, realizou o Mestrado em Estética e Filosofia de Arte na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 2008, defende na mesma instituição a tese de Doutoramento. Em 2021, realizou as Provas de Agregação na Universidade de Lisboa e, em 2022, concluiu o Pós-doutoramento na área de Pintura, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Atualmente é Professor Associado com Agregação na FBAUL. Expõe pintura, desenho, gravura e instalação artística desde 1982. Tem coordenado projetos científicos e artísticos. Organiza com frequência exposições internacionais de Pintura, Gravura, Arte Pública, Instalação, outras. É autor de cinco livros sobre Pintura no âmbito dos projetos de investigação. Coordenou e co-coordenou trinta livros nas áreas acima indicadas. Tem coordenado muitos catálogos de exposições de arte. Em 2024, foi responsável pela coordenação da programação científica e artística do projeto Chiado, Carmo, Paris. Os Caminhos de Salgueiro Maia, integrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

