"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Museu de Olaria acolhe exposição "Os olhos na ponta dos dedos"

A mostra reúne cerca de 60 peças que refletem a singularidade do percurso artístico de António Vasconcelos Lapa, um dos nomes mais relevantes da cerâmica artística portuguesa contemporânea. 

17 Abr a 12 Jul 2026

Museu de Olaria
R. Cónego Joaquim Gaiolas, 4750-306 Barcelos

A sua obra distingue-se pela forma como a matéria é trabalhada e transformada em linguagem escultórica, explorando texturas, superfícies e a expressividade do gesto.

Entre tradição e contemporaneidade, as peças apresentadas revelam um universo onde a natureza assume um papel central, com formas que evocam elementos da fauna e da flora, num registo mais sugestivo do que representativo. Este diálogo entre matéria, gesto e imaginação convida o público a uma experiência sensorial, onde o olhar e o tato se encontram na aproximação à obra.

A exposição propõe um percurso pelos diferentes universos criativos do artista, marcados por uma dimensão simultaneamente poética e lúdica, onde o barro se afirma como matéria de invenção e experimentação, dando origem a formas inesperadas e a mundos possíveis.

“Os olhos na ponta dos dedos” convida, assim, o visitante a descobrir uma obra onde o gesto assume um papel central no processo criativo, transformando a cerâmica num território de descoberta, imaginação e relação íntima com a matéria.

Agenda
Infantil

Caminho do Burro

Sala de Ensaios - Teatro Municipal Joaquim Benite 18 Abr a 19 Abr 2026

Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
123,980,027