Exposições
Visitas Guiadas | junho | Exposição No Rasto de Luís Camões
Poucos autores terão deixado um rasto tão longo e tão profundo na memória coletiva como Luís Vaz de Camões.
5 Jun a 30 Jun 2026
EXPOSIÇÃO | 5 de maio - 15 de set. '26 | Vários espaços (pisos 1 e 2) | Entrada livre
Os primeiros usos coletivos da biografia e da obra camonianas datam do início do século XVII, do tempo da Monarquia Dual. Aos olhos dos primeiros biógrafos do poeta, Os Lusíadas apareciam como um símbolo, as façanhas narradas eram prova da vocação heroica de Portugal e Luís de Camões era o representante das virtudes desejadas para a pátria anexada.
A associação entre a figura de Camões e Portugal deixou um longo rasto na memória cultural. A plasticidade do mito camoniano e a imprecisão dos contornos históricos da personagem sobre a qual este foi sendo construído parecem ter garantido a longevidade da sua memória.
Ao longo do século XX, por exemplo, Luís de Camões e a sua poesia foram apropriados por forças políticas e por ideários antagónicos: representantes do Estado Novo sugeriram leituras ditatoriais, neocolonialistas e misóginas dos seus versos, enquanto os seus opositores adaptavam os poemas camonianos a letras de canções contestatárias que reclamavam a liberdade e anunciavam a Revolução.
O rasto deixado por Luís de Camões parece indicar que cada época criou um Camões à sua medida e cada comunidade de língua portuguesa projeta na sua figura e nas leituras das obras que escreveu as suas próprias dores, anseios e angústias.
A exposição No Rasto de Luís de Camões procura pôr em evidência diferentes aspetos da figura do poeta e dos significados que convoca. Está organizada em quatro núcleos:
Núcleo I: ilustra o problema biográfico, ou seja, a dificuldade em construir uma biografia fidedigna de Luís de Camões a partir de dados e documentos escassos.
Núcleo II: dedica-se ao problema bibliográfico, isto é, a dificuldade em identificar, claramente, o que Camões escreveu.
Núcleo III: Ciência, tecnologia e inovação no tempo de Camões: relatar, medir e experimentar o mundo, recorda aspetos do desenvolvimento científico e tecnológico do Renascimento que a obra camoniana convoca.
Núcleo IV: Camões na música, sublinha a pujança da produção musical inspirada na biografia e nos versos de Luís de Camões.
Vanda Anastácio
Curadora da exposição
VISITAS GUIADAS - GERAIS
Todas as visitas carecem de inscrição.
Por favor, envie um email para rel_publicas@bnportugal.gov.pt ou telefone para 217982167, 217982424
JUNHO
8 de junho | 11h00 | com Vanda Anastácio
16 de junho | 17h30 | com Vanda Anastácio
VISITAS GUIADAS - TEMÁTICAS
Todas as visitas carecem de inscrição.
Por favor, envie um email para rel_publicas@bnportugal.gov.pt ou telefone para 217982167, 217982424
JUNHO
5 de junho | 17h30 | A viagem das plantas na obra e época de Camões | com Luís Mendonça de Carvalho
15 de junho | 15h00 | Encenar o teatro de Camões hoje | com Silvana Pereira
16 de junho | 15h30 | Em torno do livro e da edição | com Tiago Miranda
17 de junho | 15h30 | Jerónimo Corte Real e o Naufrágio de Sepúlveda | com Hélio Alves
18 de junho | 11h00 | A viagem das plantas na obra e época de Camões | com Luís Mendonça de Carvalho
24 de junho | 15h00 | A mãe de todas as coisas | com Cristina Costa Gomes
25 de junho | 17h30 | Em torno do livro e da edição | com Tiago Miranda
30 de junho | 17h30 | Censura e Inquisição | com Cristina Costa Gomes
Apoio: Margão | Rota das Índias
Agradecimentos
Instituições: Arquivo Nacional Torre do Tombo | Ateneu Comercial do Porto | Câmara Municipal de Leiria/ Centro de Diálogo Intercultural de Leiria - Casa dos Pintores | Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves | Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática | Fundação das Casas de Fronteira e Alorna | Museu Bordalo Pinheiro | Museu da Farmácia | Museu de Lisboa | Museu de Marinha | Museu Militar de Lisboa | Museu Nacional de Arte Antiga | Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado | Museu Nacional de História Natural e da Ciência | Museu Nacional Soares dos Reis | Sociedade de Geografia de Lisboa
Particulares: Alexandre Arriaga e Cunha | Bernardo Trindade | Isabel de Albuquerque | João Campilho | Luís Bigote Chorão | Luís Mendonça Carvalho | Maria Cristina Duarte | Marta Lourenço | Patrícia Telles

